Maratona de Nova York é cancelada
02/11/12 20:03Dois dias depois de bancar a realização da maratona de Nova York, o prefeito Michael Bloomberg voltou atrás e decidiu cancelar a corrida. A notícia foi divulgada pelo New York Times e distribuída pelas agências internacionais.
Desde que a tormenta Sandy se abateu sobre Nova York, surgiram polêmicas sobre a realização da prova. Bloomberg, inicialmente, se alinhou com os que consideravam importante manter a corrida, apesar do momento difícil, dramático, que vive a cidade.
Recebeu muitas críticas, boa parte delas argumentando que os recursos da cidade deveriam ser dirigidos todos, sem exceção, para os trabalhos de recuperação.
No comunicado oficial do prefeito Bloomberg e da presidente do NYRRC, Mary Wittenberg, distribuído na tarde de hoje, essa ideia é contestada: “Ainda que a realização da prova não fosse exigir o redirecionamento de recursos empregados nos trabalhos de recuperação da cidade, é evidente que [realizar a corrida] vem causando muita controvérsia e divisão”.
Por causa disso, acharam melhor suspender o evento: “Não queremos ter uma sombra sobre a corrida ou os seus participantes. Não podemos permitir que controvérsias sobre um evento esportivo –mesmo um tão importante quanto esse—tire a atenção de todo o importantíssimo trabalho que está sendo feito para recuperar a cidade dos efeitos da tempestade”.
Os corredores de elite, seus treinadores e agentes foram chamados para uma reunião com a direção da prova, que fez a eles o comunicado. Segundo Claudio Castilho, treinador da brasileira Adriana Aparecida da Silva, depois do anúncio “houve choro de muitos”. “Nunca vi coisa igual”, afirmou ele em sua página no Facebook, onde também postou a imagem acima.
Esta é a primeira vez que a prova é cancelada desde 1970. A maratona foi realizada mesmo em 2001, meses depois do ataque terrorista que derrubou as torres gêmeas em Nova York.
The New York Marathon
O grande golpe do prefeito de New York !!!
Eram 17h do dia 02/11/2012 quando o prefeito da cidade surpreendeu a todos com o anuncio do cancelamento da Maratona. Pessoas treinaram durante meses, privaram-se de passeios, festas, bebidas, tudo por uma meta.
De repente tudo foi para o espaço por um golpe político do prefeito de New York. Já houve cancelamentos de maratonas (Chicago e Boston, por exemplo), mas sempre pensando na segurança dos participantes (excesso de calor, etc).
Mas, vejamos do que se trata o golpe eleitoral que fomos vítimas:
O furacão Sandy não afetou a parte turística de Manhattan. Os teatros, restaurantes, lojas, etc estão todos funcionando normalmente. Porém devastou boa parte de New York (continente e pequena parte de Manhattan) por onde seria o percurso da maratona.
Por este motivo, a corrida deveria ter sido cancelada logo nos primeiros dias, quando os voos do mundo inteiro com destino a New York estavam cancelados.
Sucede que, dia 06/11 teremos eleições presidenciais nos EUA e o prefeito não desejaria desagradar um eleitorado muito forte composto de comerciantes, rede hoteleira e setor turístico de maneira geral.
A maratona tem um público turístico estimado de 250 mil pessoas (entre corredores e acompanhantes) que devem deixar na cidade uma renda de aproximadamente 500 milhões de dólares.
Cancelar antecipadamente um evento como este é entregar para a oposição um discurso de devastação econômica maior que o Sandy.
Desta forma, o prefeito foi para a televisão anunciar (e atrair os turistas do mundo inteiro) que a New York Marathon estava confirmada.
Dias depois, quando todos os turistas já estavam na cidade (gastos irreversíveis), e foi atendido o primeiro grupo de eleitores, passou o prefeito a atender o segundo grupo de eleitores.
Aqueles que tiveram suas casas e comércios destruídos e não ficaram satisfeitos com a festa da maratona.
Cancelando a maratona em cima da hora, o político agradou os dois grupos, desagradando “apenas” os turistas (que não são eleitores americanos).
Eis a questão: Será que todos os políticos são iguais ?
You can definitely see your skills in the work you write. The arena hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid to say how they believe. At all times go after your heart. “A second wife is hateful to the children of the first a viper is not more hateful.” by Euripides.