Conheça os favoritos da maratona de Nova York
02/11/12 14:50Tá bom, jogo se ganha no campo, maratona é maratona, retrospecto não dá medalha e o escambau, mas sempre alguns contendores se destacam pelos seus feitos e são apontados como favoritos nas disputas em que participam.
Não é diferente na maratona de Nova York, que será realizada neste domingo depois de uma semana de incertezas por causa da destruição que a tormenta Sandy provocou na cidade.
Houve vozes, por sinal, que defenderam que a prova não deveria ser realizada, para que a cidade dirigisse todas as suas forças aos trabalhos de reconstrução. O próprio prefeito, Michael Bloomberg, porém, deu sinal verde e defendeu a realização do evento pela importância que tem para a cidade e também como símbolo de perseverança em meio ao desastre.
Bueno, voltando aos corredores. A dupla principal é de quenianos: Wilson Kipsang, dono do segundo melhor tempo da história em circuitos reconhecidos pela IAAF para efeito de recorde, enfrentará Moses Mosop, que ostenta o segundo melhor tempo da história em maratonas –sua marca foi estabelecida em Boston, cujo trajeto não é avalizado pela IAAF para efeito de recorde.
É pouco ou quer mais? Nova York tem um trajeto mais difícil que os das maratonas em que os recordes mundiais são batidos, exige mais força, determinação. Por isso, nem sempre o corredor mais veloz no retrospecto consegue superar o mais determinado ou de melhor estratégia. Um deles é o etíope Gebre Gebremariam, sujeito determinado como poucos, campeão em 2010; outro é o norte-americano Meb Keflezighi, que ganhou em 2009.
Sem querer puxar a brasa para a sardinha verde-amarela, ninguém de sã consciência pode descartar o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, apesar de seu melhor tempo estar apenas na casa das 2h06… Suas duas vitórias em Nova York são credencial suficiente para deixar isso evidente. E, neste ano, ele parece bem confiante; pelo menos, suas declarações demonstram expectativa de bom desempenho.
Na prova feminina, a campeã olímpica Tike Gelana sai do casulo e adentra o circuito das grandes maratonas do mundo com pompa e circunstância (até o momento em que escrevo, porém, não vi confirmação da chegada dela à Nova York).
Os nova-iorquinos deverão torcer por uma estrangeira que é quase prata da casa: a etíope Buzunesh Deba, que mora no Bronx e foi a segunda colocada no ano passado, perdendo por pouco para Firehiwot Dado.
Há ainda Edna Kiplagat, a única, além de Gelana, que tem sub2h20 no currículo, e a medalhista de bronze Tatyana Arkhipova, outra especialista em provas casca grossa.
A prova terá ainda a dupla brasileira campeã do pan-americano, Adriana Parecida da Silva e Solonei Rocha da Silva.
Haverá transmissão ao vivo pela SporTV3. Na programação disponível na internet, diz que o horário é 12h30. Eu vou ligar pelo menos uma hora antes, pois a largada da elite está prevista para as 9h40, horário local, o que dá 11h40 cá nestas plagas. E a largada feminina será às 9h10 no horário local.
Bueno, estarei ao vivo no Twitter fazendo meus comentários. Clique lá e dê também os seus pitacos. O endereço é twitter.com/rrlucena, @rrlucena ou simplesmente clique AQUI.
I’ve read a few excellent stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I surprise how a lot attempt you put to create one of these great informative website.