Pesquisadores de SP querem analisar sono de corredores
03/10/12 09:55Um grupo de pesquisadores do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício está buscando corredores voluntários interessados em participar de uma pesquisa sobre distúrbios do sono.
Os corredores participantes –homens saudáveis de 20 a 45 anos, que não tenham problemas para dormir— devem se comprometer a participar da corrida Santos Dumont, prova de 10 km que será realizada no próximo dia 12 de outubro em São Paulo.
Além disso, antes daquela data, os voluntários deverão dormir uma noite no Instituto do Sono para que seu sono seja monitorado e os dados obtidos sirvam de parâmetro para comparar com os resultados de depois da prova.
Por sinal, depois da corrida, os voluntários mais uma vez vão passar uma noite no Instituto do Sono.
Além do monitoramento durante o sono, os pesquisadores também farão exames de sangue –haverá coleta em vários horários, para efeito de comparação dos resultados.
Os pesquisadores não pagam nada para os voluntários –aliás, essa é uma das características do trabalho voluntário—e também não têm condições de arcar com o custo da inscrição.
Em contrapartida, os voluntários receberão gratuitamente exames de sangue completo (hemograma, glicose, ureia etc.) e a polissonografia, que monitora a qualidade do sono do indivíduo (e é um exame bem caro, custa em torno de R$ 800, segundo me disse a pesquisadora Carolina Ackel D’Elia).
Há poucas vagas para voluntários, que serão aceitos basicamente por ordem de chegada. Para mais informações, você pode entrar com contato com Gilberto Pantiga Jr, pelo e-mail gpantiga@hotmail.com ou pelo celular: (011) 95214-4946.
Bom sono a todos.