Centenas de brasileiros ocupam asfalto na maratona de Berlim
29/09/12 11:39A maratona de Berlim, palco de quatro das cinco quebras de recorde mundial deste século (masculino), está se consolidando como destino dos brasileiros. Neste domingo, centenas de brasucas vão buscar a chegada nos portões de Brandenburgo –não cheguei a contar um por um, mas vários sites afirmam que são mais de 500.
Alguns amigos meus estarão por lá e prometem mandar relatos; vamos ver. Todos os que conheço apostam em recorde pessoal ou sonham com marcas escritas nas estrelas. O jornalista Breno Altmann busca baixar de quatro horas; o presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo, Nélson Evêncio, fala em fechar em 3h20.
E a elite internacional fala em recorde mundial. O queniano Patrick Makau, detentor da marca, disse acreditar que seu tempo será superado neste domingo pelo compatriota Geoffrey Mutai.
Pode ser, pois credenciais para isso Mutai tem de sobra. É o mais rápido maratonista da história, com 2h03min02 em Boston, marca não referendada pela IAAF porque o percurso não é homologado (o trajeto é ponto a ponto e, no total, há mais descidas do que subidas). Além disso, está seco para mostrar aos cartolas do Quênia que cometeram um erro ao não selecioná-lo para os Jogos de Londres.
Bom, quem viver verá. A corrida vai passar no SporTV 3 a partir das 3h30, segundo informa a programação do canal. Eu vou comentar a prova ao vivo pelo Twitter. Vá lá e confira comigo: twitter.com/rrlucena ou @rrlucena. Espero você nesta madrugada.