Cinzas de Caballo Blanco tingem as trilhas do Colorado
18/09/12 09:40Cerca de seis meses depois da morte do grande ultramaratonista Micah True, conhecido como Caballo Blanco, um grupo de amigos fez uma corrida em sua homenagem e espalhou parte de suas cinzas pelas trilhas de Boulder, no Colorado, onde o corredor vivia parte do ano.
A trajetória de Caballo Blanco foi contada no livro “Nascido para Correr”: ele é o gringo que redescobre o prazer de correr livre ao tomar contato com uma tribo de corredores descalços do México.
Dedicou os últimos anos de sua carreira a uma vida simples, organizando uma super ultramaratona na região do México onde vivem aqueles índicos e trabalhando para recolher donativos para a tribo dos tarahumara. Morreu de problemas cardíacos, ao 58 anos, enquanto percorria sozinho uma trilha no Novo México (EUA).
Depois de sua morte, ultramaratonistas realizaram corridas em sua memória em vários pontos dos EUA. Agora, a cerimônia foi mais privada.
Cerca de 20 de seus amigos se reuniram na última sexta-feira em Chautauqua e espalharam suas cinzas em trilhas em que Caballo Blanco costumava correr.
“Eu sofro e choro todos os dias de saudade”, disse Maria Walton, sua namorada. “Hoje ele volta às trilhas de Boulder, de que ele gostava tanto.”
Ela e os amigos do ultracorredor vão realizar cerimônia semelhante nas Barrancas Del Cobre (Copper Canyon), onde era Caballo Blanco dirigia sua ultramaratona. A prova vai continuar existindo, agora dirigida por Josue Stephens, amigo de Micah True e também ultramaratonista.