Dicas para driblar o furdúncio na maratona de revezamento
13/09/12 12:25Provas de revezamento são aquela alegria: o pessoal da firma monta um time, tem a equipe da turma da rua, a academia organiza grupos, a família que corre unida permanece unida e por aí vai.
Quando é a maior prova de revezamento do país, então, a coisa fica mais divertida ainda: uniformes especiais são encomendados, a preparação de cada um é cobrado, churrascadas são marcadas.
Ainda bem, porque durante a prova propriamente dita as coisas nem sempre andam no melhor dos mundos. É muito difícil evitar algum perrengue na muvuca que se forma quando mais de 35 mil pessoas correm, caminham, se perdem, se encontram, se abraçam, riem, se irritam, comem e bebem em um mesmo e limitado território.
É o que vai acontecer neste domingo na 20ª edição da maratona de revezamento Pão de Açucar, no parque do Ibirapuera e arredores, zona sul de São Paulo. Desta vez não vou estar lá, mas já corri essa prova algumas vezes, com as mais diversas composições de time, e trago a seguir algumas dicas para você tentar driblar o furdúncio do revezamento e aproveitar melhor o dia.
A primeira e essencial dica é: arme-se de muito bom humor e espírito esportivo, pois a confusão é sempre motivo para discórdia e incomodação. O melhor é passar batido por eventuais desacertos.
E desacerto vão ocorrer esteja certo: a cada ano recebo mensagens e leio pela internet afora reclamações sobre o evento. A série de curvas pouco depois da largada (veja o mapa abaixo), por exemplo, deve provocar engarrafamentos para os corredores que vão fazer as primeiras.
Fico abismado ao ver que o desenho do trajeto continua com esses que, pelo menos no papel, me parecem erros primários de projeto. Não sei. Faz anos que não acompanho a prova ao vivo e pode ser que, na prática, as coisas funcionem. Tenho minhas dúvidas.
Bueno, voltando às dicas. Faça pelo menos uma reunião de equipe, para que cada componente saiba quando será sua vez de entrar no jogo e como deverá proceder.
Cada corredor deve ter o seu mapa ou, pelo menos, entender direito como é o percurso e onde são os pontos de troca. Equipes de oito atletas devem ficar especialmente atentas, pois há um ponto de troca para os corredores que farão as pernas pares e outro para os que farão as pernas ímpares.
Equipes de quatro e de dois atletas também têm áreas próprias para a troca, como você pode ver no mapa (entre no site na prova e amplie o desenho para ficar mais seguro).
Todos devem chegar cedo. Nas equipes de oito, pelo menos os três primeiros devem se encontrar pelo menos meia hora antes da largada; nas de quatro corredores, os dois primeiros devem chegar antes.
Se você for o capitão do grupo, especialmente dos times de oito integrantes, fique com os números dos celulares de todos, especialmente dos que vão fazer a partir da quarta perna. Esse povo teima em chegar atrasado e deixar o líder da equipe de cabelos em pé.
Quem estiver correndo deve ficar mais esperto ao se aproximar do posto de troca, mas o corredor que está esperando é o principal responsável por ver o colega e chamar a sua atenção. Afinal, o cara vem botando os bofes para fora, precisa se concentrar em correr, quem está descansado pode fazer alguma coisa, não é mesmo?
Outra coisa: vai estar a maior confusão em toda a região ibirapuerística. Portanto, deixe o carro em casa e vá de metrô, meu amigo, minha amiga revezamentística. Desça na estação Brigadeiro (linha verde) e enfrente com calma e equilíbrio as ladeironas até a área da largada. Se resolver preguiçar um pouco, use um dos ônibus gratuitos colocados pela organização para fazer o percurso entre a av. Paulista e local da corrida. Para adentrar o coletivo é preciso mostrar o número de peito.
Se você tem outras dicas, não se avexe não: mande sua orientação no comentário aqui no blog.
Sucesso a todos. E que o furdúncio seja derrotado neste domingo.
Rodolfo: minhas dicas, considerada a minha experiência em maratonas e corridas de revezamento:
1) Decore o NÚMERO DA EQUIPE e o SEU NÚMERO, o que auxilia em muito para identificar os companheiros, no momento da passagem do chip;
2) Como muitas equipes são formadas entre pessoas desconhecidas entre si, procure IDENTIFICAR os(as) companheiros(as) de equipe, especialmente o(a) anterior e o(a) posterior ao seu próprio trecho; tente MEMORIZAR detalhes das vestimentas dos companheiros de equipe, de sorte a identificá-los quando for necessário, especialmente dentre vários outros corredores;
3) Chegue com MUITA ANTECEDÊNCIA no local da prova, pois, diante do grande número de pessoas participantes e do fechamento de ruas e avenidas, é usual que se formem congestionamentos maiores do que aqueles das demais provas;
4) Combine, com antecedência, quem será a pessoa definitivamente responsável por alterações de última hora/emergenciais, pois é comum acontecer divergências entre os integrantes da equipe, diante de imprevistos, frequentemente ensejando confusão e desentendimentos;
5) Mais importante de tudo: não culpe nenhum dos integrantes por enventual insucesso da equipe e, muito menos, credite o sucesso do grupo ao seu desempenho, já que, em se cuidando de uma prova em equipe, a vitória ou a derrota é de todos. Eventuais episódios individuais, que demonstrem falta de comprometimento com a equipe devem servir, se for o caso, para analisar a conveniência ou não de convidar novamente aquela pessoa para uma outra prova.
Abraços e parabéns pelo trabalho.
É Rodolfo. Você previu o furdúncio e acabou rolando um acidente durante a maratona. Um motorista perdeu o controle do carro e atropelou várias pessoas. Vamos torcer para que os feridos se recuperem rapidamente.