Nas pistas, Brad Pitt vira bebê chorão
11/09/12 09:41Descobri esses dias que, apesar do que dizem as más línguas, a carreira artística de Brad Pitt vai muito além de seu casamento com Angelina Jolie.
Fuçando nas prateleiras menos vistosas da locadora, encontrei “Conflitos de Sangue”, título com que “Across the Tracks” (Através das pistas, em tradução livre) chegou ao DVD no Brasil. Anteriormente, fora comercializado no país com o título “Correndo do Destino”.
É costume, em certas áreas, ridicularizar as traduções de títulos de filmes estrangeiros (“Giant” virou “Assim Caminha a Humanidade”), mas acho que o tradutor foi mais feliz em captar o espírito da história do que quem fez o título original, no caso desse drama em que o atletismo escolar disputa o estrelato com os dois jovens galãs Brad Pitt, que tinha 28 anos na época em que o filme foi lançado (1991), e Ricky Schroder, então com 21 anos.
A história é a seguinte: Joe Maloney, interpretado por Pitt, é um candidato a astro de sua escola nas pistas de atletismo. Ganha todas nas carreiras de 800 m e é candidato a uma bolsa em Stanford –único forma que lhe permitiria seguir o caminho universitário, pois é de família pobre.
Eis senão quando seu irmão mais novo, Billy, consegue liberdade condicional do reformatório, onde fora parar depois de um roubo de carro. O garoto quer se regenerar, mas logo se mete novamente com os antigos amigos.
Em relação cheia de conflito, os dois irmãos brigam e tentam proteger um ao outro. Buscando tirar o caçula do caminho das drogas, Joe chama o irmão para correr nas madrugadas e o incentiva a entrar na equipe de atletismo da escola.
Acontece que Billy se revela um ótimo corredor, enquanto Joe se vê às voltas com um período de crise no trabalho e nas pistas. Vira praticamente um bebê chorão, com aquela história de “não consigo”, “não vai dar” e por aí afora.
Tenta se recuperar para a corrida final, que pode decidir se conseguirá ou não a sonhada bolsa na universidade famosa. Seu único rival é o próprio irmão.
Drama de quinta categoria, por certo, mas dá para ver. Há várias filmagens legais de corrida, ainda que eu ache que o diretor Sandy Tung abdicou de consultoria especializada. Aposto que treinadores e especialistas em provas de pista conseguirão encontrar falhas no estilo dos corredores…
De qualquer forma, é curioso.
Schroder, com quem Pitt divide o estrelato, já era então um ator premiado, com carreira desde tenra idade. Quando tinha nove anos, ganhou o prêmio de melhor ator do ano, no Golde Globe Award, pela sua atuação como o filho de um boxeador em “O Campeão”. Naquele longa, o ator principal era John Voigh. Que, como você sabe, é o pai de Angelina Jolie. E assim este texto termina como começou, falando de alguém que nem chegou perto do filme em questão.
http://www.youtube.com/watch?v=BQ2j3oTPtJw