Amantes do futebol vão levar seus times para o asfalto
10/09/12 11:06Já temos corrida de montanha, corrida na praia, corrida para mulheres, corrida para velozes, corrida com caminhada. Agora, tem corrida para quem gosta de futebol. Ontem foi realizada em São Paulo a primeira etapa da série Futebol Run, dedicada ao Corinthians.
Para este ano, já estão marcadas provas para as torcidas do Palmeiras e do Santos. A do São Paulo está na fila, mas ainda não tem data. Para o ano que vem, a Geo Eventos, braço das organizações Globo, planeja realizar pelo menos 12 corridas vinculadas a equipes de futebol, em vários Estados.
Se for tudo com a prova de ontem, os torcedores-corredores terão bons momentos de diversão. A Timão Run teve largada na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, para percursos de 4 km e 8 km, além de eventos para a garotada –Louquinhos por Corrida.
O clima foi mesmo de festa, com direito ao hino corintiano e gritos de guerra da torcida se derramando dos alto-falantes que preparavam os corredores para o desafio que viria a seguir.
Corri a versão de 8 km, que se tornou mais desafiadora por causa do forte calor do dia, apesar da largada às 8h. O percurso não teve mistério: saímos em direção à av. São João, passamos por baixo dela para virar à esquerda, pegando uma forte subida até entrar no elevado Costa e Silva.
Quem estava com saudades do Minhocão, extirpado do percurso da São Silvestre, pode ter ontem uma pequena amostra das ondulações do trajeto, que são leves, mas sempre cobram algum esforço da musculatura. Pouco depois dos 3.500 m, fizemos o retorno para cumprir de volta quase o mesmo trajeto.
Agora, porém, pegamos mais descidas, o que facilita um pouco. Voltando para o estádio, a avenida Pacaembu tem leve subida, o suficiente para deixar o atleta mais esperto. Enfim avistamos o pórtico de chegada, mas apenas para dar um tchauzinho: circundamos a praça, entramos no estádio e damos a volta no gramado onde o Corinthians tantas alegrias deu à sua torcida.
Feita a “volta olímpica”, enfim descemos com tudo para a chegada, todo mundo uniformizado com a camiseta da prova, enfeitada com o brasão corintiano. A organização não permitiu corredores com camisetas de outros times nem alusões a rivais do Corinthians, em nome da segurança.
De modo geral, a organização me pareceu boa. O desenho do percurso foi bem feito, com apenas um erro chato logo na largada, que teve duas curvas uma em seguida à outra, provocando um engarrafamento e alguns choques (os que eu vi, sem maiores consequências).
Além disso, é bom lembrar que, ao correr nas ruas, é preciso estar sempre atento ao piso, pois o asfalto tem ondulações e, às vezes, buracos ou reentrâncias para tampas de esgoto –uma delas funcionou com armadilha para uma garota que estava à minha frente. Ela tropeçou e foi ao chão; só não caiu com tudo porque o corredor que estava ao lado dela ajudou a aliviar a queda, mas tomou um arranhão chato.
Também achei a inscrição um pouco cara (preço inicial de R$ 80), mas parece que as corridas de rua estão mesmo com os valores inflacionados. Para comparação, a maratona realizada ontem no Rio teve o mesmo custo. Questionei a organização sobre isso e a resposta foi a seguinte: “Os valores de inscrição estão na média do mercado de corridas de rua em São Paulo e baseados no kit, que irá contemplar uma camiseta e uma medalha exclusiva de cada time participante”.
Cada torcida terá sua chance de colorir o asfalto com suas cores. No dia 4 de novembro, será a vez dos palmeirenses, em prova que terá saída do bairro da Arena Palestra e chegada no Estádio do Pacaembu. A prova dos santistas tem jeito de percurso bem bacana: marcada para dia 25 de novembro, larga do Centro de Treinamento Rei Pelé e chega na Vila Belmiro. A corrida dedicada à torcida são-paulina terá largada e chegada no Morumbi, mas a data ainda não foi marcada.
Vi sua pessoa chegando no pacaembu mas o perdi no meio do povo, a chegada dentro do estadio realmente me surpreendeu gostei muito do chip junto ao numero e os mimos da foto da chegada, relatei a corrida no meu blog, triste foi ver politicos aproveitando o ambiente de corrida…
Agora vai virar moda; o Botafogo de Ribeirão Preto já marcou a sua corrida, será no dia 12/10/12, data ainda não confirmada.
Os amantes do futeboljá levaram seus times para o asfalto.
Em 2008 corri a Corrida alusiva aos 99 anos do Campeão de Tudo, assim como em 2010 corri a prova do Centenário.
Colorado sempre a frente dos demais clubes
Oi, Feoli, respeito sua predileção clubística, mas lembro que o Grêmio também faz corridas há anos. Eu participei, por exemplo, da prova de centenário tricolor, em 2003
Em 2008 corri a Corrida alusiva aos 99 anos do Campeão de Tudo, assim como em 2010 corri a prova do Centenário.
Colorado sempre a frente dos demais clubes