Vidigal abre os braços para corrida no morro
29/08/12 11:59Escrevo estas linhas com um pouco de inveja: não vou poder participar da primeira corrida Vidigal de Braços Abertos, que cruzará os caminhos do morro de mesmo nome, na zona sul do Rio.
Essa corrida é prima-irmã da Rocinha de Braços Abertos, uma das provas mais emocionantes em que já participei (veja AQUI vídeo que eu e o pessoal da TV Folha produzimos naquele dia).
Agora, pelo que leio no site da prova (AQUI), o percurso é menos encabritado e perigoso do que o da Rocinha, mas também extremamente desafiador. Tem alguns trechos planos, mas também passa pelas ladeiras do Vidigal, os becos e vielas da Chácara do Céu (que é o alto do morro).
Além disso, se você conferir no mapa abaixo, há ponto identificado como “percurso do XTerra). Não conheço o dito cujo, mas, pelas minhas experiências anteriores com o XTerra, deve se tratar de um trechinho cabuloso.
Como as demais corridas desse gênero que têm acontecido no Rio (houve, por exemplo, o Desafio da Paz no morro do Alemão, confira vídeo AQUI), ela pode ser encarada também como uma experiência sociológica para quem mora no bem-bom e vive em ambientes refrigerados.
Se você decidir participar e tiver tempo, procure conhecer, por exemplo, o trabalho do grupo Nós do Morro (clique AQUI), que atua no Vidigal e se prepara para estrear no Rio a peça “Barrela”.
Bom, a prova será realizada no próximo dia 9, tem 6 km, e o preço da inscrição é bem salgado, R$ 90. Em contrapartida, os moradores da comunidade têm inscrição gratuita.
Se não estivesse do outro lado do mar adoraria fazer essa prova.
Dei destaque ao seu, excelente, texto no blogue o Último Quilómetro.
Um abraço daqui de Portugal!
Obrigado, grande abraço. Saudades de Portugal. Ainda volto para correr por aí.