Valmir detona recorde em ultra nos EUA
23/08/12 10:08O melhor ultramaratonista brasileiro voltou a vencer nos Estados Unidos. No último final de semana, detonou o recorde da Beast of Burner Summer, prova de 100 milhas (160 km).
Na flor de seus 48 anos, Valmir Nunes completou em 14h58min09. A marca é 1h21 melhor do que o recorde anterior, do norte-americano David Ploskonka, de 28 anos. Além de Valmir, os três corredores que o seguiram, todos maiores de 40 anos, também completaram em tempo melhor do que o recorde anterior.
Com esse resultado, Valmir é o único corredor a ter três recordes nesta série no mesmo ano. Em janeiro, ele bateu o recorde da edição invernal. Correu sob a neve, em temperaturas de 20 graus negativos, e fechou em 14h56, cerca de três horas a menos que a melhor marca anterior.
Com o seu desempenho de agora, passa a ter, além dos recordes em cada prova, o chamado duplo recorde, que combina os melhores resultados de cada corredor nas duas provas da série, que é realizada no Estado de Nova York.
“Foi uma prova dura, por ser em trilha, mas esse ano corri o tempo todo no relógio. Ano passado menosprezei o calor, tive problemas e fui o terceiro, e agora resolvi sair mais devagar, fazer uma prova mais cautelosa”, disse Valmir.
Parabéns ao Valmir Nunes pela proeza. Além da raça habitual, desta vez ele também utilizou a melhor estratégia, correndo com inteligência, minimizando as chances de quebra, sempre presentes em uma prova longa como essa (100 milhas). Só lamento que os feitos do Valmir (como, de resto, os demais utramaratonistas brasileiros) não sejam, ainda, devidamente reconhecidos pelo grande público, autoridades da área dos esportes e patrocinadores.