Regras e regulamentos olímpicos enervam Bolt
15/08/12 15:09Eu ainda estou de ressaca dos Jogos Olímpicos, que não foram apenas de quebras de recordes, mas também de quebras de protocolos. Em vários desses momentos, o protagonista foi Usain Bolt, a grande estrela olímpica.
Nem com toda sua marra e sua fama o velocista jamaicano conseguiu escapar de alguns perrengues durante sua estada em Londres. Chegou a ser tratado como garoto de escola pouco antes de correr a prova dos 100 m, em que conquistou seu primeiro ouro em Londres-2012.
“Eu estava na fila de corredores que iriam entrar na pista, veio um sujeito e ficou me dizendo para manter a fila em linha reta”, lembra ele, contando a sua reação: “Fiquei pensando: será que é isso mesmo? Eu estou prestes a correr e esse cara vem me dizer para ficar direito na fila?”
Se conhecesse as gírias de certos círculos paulistanos (ou cariocas? Não tenho bem certeza da origem do termo que vou usar…), ele poderia dizer: “Fiquei beige…” Mas apenas comentou: “Eles têm umas regras meio estranhas por estas bandas…”
Os controles de segurança também enervaram o raio jamaicano, que não conseguiu passar pelos bedéis carregando sua corda de pular. “Perguntei por quê. E eles me disseram: ´São as regras`. Para mim, isso não faz sentido.”
Até o chefão do comitê organizador local, Sebastian Coe, entrou na jogada e afirmou que iria ver o que tinha acontecido.
Bem, já aconteceu.
Como também aconteceu aquela cena hilária no final do revezamento 4×100, em que Bolt tenta ficar com o bastão que carregou na corrida do recorde mundial e o funcionário do comitê olímpico exigia que ele devolvesse o instrumento.
“É uma lembrança”, explicava o corredor, cada vez mais frustrado até desistir de dobrar o insensível funcionário e devolver o bastão. Porém, talvez porque a cena tenha sido televisionada ao vivo para o mundo inteiro, alguém de bom senso tratou de dar um jeitinho britânico nas regras e regulamentos: antes de entrar no vestiário e ainda em frente às câmeras, Bolt ganhou de volta seu brinquedinho e saiu feliz.
Ufa, pelo menos teve alguém de bom senso para devolver o bastão pro Bolt. Não tinha visto. Vi só ele devolvendo.
Pelo menos no campo de quebrar o protocolo temos que vamos fazer bonito, né? acho que esses “problemas” não devem acontecer por aqui he he. Os britânicos são muito certinhos…