Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Rodolfo Lucena

+ corrida

Perfil Rodolfo Lucena é ultramaratonista e colunista do caderno "Equilíbrio" da Folha

Perfil completo

Atletas olímpicos querem ter direito de ganhar dinheiro

Por Rodolfo Lucena
31/07/12 14:29

Atletas olímpicos, seus fãs e apoiadores de modo geral estão fazendo uma campanha pelas redes sociais contra algumas regras do Comitê Olímpico Internacional que restringem os direitos dos esportistas de usar sua imagem para ganhar dinheiro durante os Jogos Olímpicos.

A corredora norte-americana Sanya Richards-Ross, que certamente não tem problemas financeiros, é uma das estrelas na linha de frente da campanha. Patrocinada por BMW e Nike, ela botou a boca no trombone: “Sou muito afortunada por me sair muito bem [financeiramente] mesmo fora do período olímpico, mas muitos dos meus colegas enfrentam dificuldades no esporte. E eu acho que isso não é justo”, disse a velocista.

Richards-Ross vem participando ativamente da campanha via Twitter, fazendo várias postagens usando as etiquetas (hashtags) #wedemandachange2012 (exigimosmundaças2012) e #rule40.

“O que as pessoas veem são estas duas semanas em que os atletas estão em sua melhor forma, é o período mais glorioso de nossas vidas”, diz ela. Continua: “O que eles não veem, porém, são os dois ou três anos de luta até chegar aqui. Muitos precisam ter dois ou três empregos. Isso não é justo”.

“Eu sou um atleta profissional. Não posso ser tratado como um amador”, completa Jamie Nieto, do salto em altura.

Eles reclamam contra a proibição, imposta pela tal regra 40, de os atletas usarem seus nomes ou imagem em propagandas durante os Jogos –de fato, desde 18 de julho até 15 de agosto. Os competidores também são proibidos de usar as marcas de seus patrocinadores nas cerimônias de premiação. Também há restrições a manifestações nas redes sociais.

Por sua vez, o Comitê Olímpico Internacional diz que investe no esporte 94% de seu faturamento comercial e que está apenas tentando proteger os recursos investidos no movimento olímpico.

“Uma grande parte dos 10.500 atletas que aqui estão entendem por que nós fazemos isso”, afirma um porta-voz do COI. “Por um mês, nós pedimos que os atletas não divulguem produtos não ligados à Olimpíada que não trazem efetivamente recursos para o movimento olímpico.”

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. José Lourenço Sobrinho comentou em 31/07/12 at 18:29

    Corrigindo:”não se pode esperar..”

    • rlucena comentou em 01/08/12 at 10:08

      Obrigado

  2. José Lourenço Sobrinho comentou em 31/07/12 at 18:27

    Efetivamente,se houver dinheiro na conversa a fraude correrá solta.Sempre que entra o capitalismo na coisa não pode esperar lisura. Naturalmente os atletas devem,sim,ter uma forma de compensação financeira por sua dedicação,mas,tem que ser de forma a não prejudicar a beleza do (queira-se ou não) espírito olímpico.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailrodolfolucena.folha@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@rrlucena

Buscar

Busca
Publicidade

Tags

rocinha corrida rodolfo ocupação morro do alemão video rocinha dondocas tv folha são silvestre adriana aparecida rodolfo lucena rocinha rio de janeiro
  • Recent posts Rodolfo Lucena
  1. 1

    A despedida do blogueiro

  2. 2

    A música da maratona

  3. 3

    Tênis da Nike falha, e queniano vence em Berlim com bolhas e sangue nos pés

  4. 4

    Segundão agora tenta o recorde mundial na maratona de Berlim

  5. 5

    São Silvestre abre inscrições a R$ 145

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/11/2006 a 29/02/2012

Blogs da Folha

Categorias

  • Geral
  • Vídeos
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).