Robô está a caminho de fazer maratona em Marte
23/07/12 14:31De carne e osso ou de aço e silício, maratonistas são os heróis da resistência. Homens e mulheres sobrevivem a uma distância que pode ser mortal, máquinas mostram ser capazes de fazer e durar muito mais do que seus criadores delas esperavam.
É o caso do veículo-robô Opportunity, que está no caminho para completar a primeira maratona em Marte. Não é a primeira maratona extraterrestre, no entanto: há cinco anos, a astronauta norte-americana Sunita Williams correu a maratona de Boston na estação espacial internacional que orbitava a Terra (saiba mais aqui, em inglês).
Bueno, mas o que interessa é a história do veículo-robô. Ele era bem simples (!!!???), como você pode ver na imagem abaixo (Divulgação). E também, supostamente, pouco resistente. A expectativa dos cientistas da NASA era de que ele durasse uns três meses, no máximo, cobrindo um total de 600 metros.
Dizer que ele superou as expectativas é pouco. Lançado em 2004, o Opportunity continua firme e forte, rodando pela superfície marciana e mandando fotos do que “vê”. Já transmitiu do chamado Planeta Vermelho nada menos que 100 mil imagens. A de número 100.000, por sinal, foi a belíssima panorâmica que você vê a seguir.
Além disso, no seu passinho cuidadoso, meticuloso, ele vem cobrindo de 50 metros a 100 metros por dia. Às vezes, para deixar alguma imagem mais clara para os cientistas que o acompanham, o Opportunity é obrigado a refazer algum caminho.
Sua missão é ajudar cientistas e pesquisadores a desvendar o passado marciano, descobrir seus veios de água, entender sua estrutura geológica (ou seria martológica?).
Resultado: noves fora, conta daqui, conta dali, neste mês ele completou um percurso acumulado de aproximadamente 36 quilômetros. “Agora é só morro abaixo”, teria gritado ele, se fosse eu, preparando-se para a curta distância que ainda falta cobrir.
Claro que vai demorar um tantinho, mas o nosso amigo robô já mostrou que tem espírito maratonistas. Se deixarem, ele vai se acostumar com a brincadeira e, logo-logo, vira ultra…
Bueno, AQUI tem um vídeo bem bacaninha, produzido pela Nasa. Está em inglês.
Bacana!