Com 557 voltas na pista, Mauro vence prova de 24 horas no Rio
16/07/12 14:45Tem gente que cansa só de levantar da cama, outros se esforçam para começar a fazer exercício. Alguns de nós preferem corridas de 5 km, há muitos que se aventuram nos 10 km, e até a meia maratona já recebe multidões. A épica distância da maratona, porém, é bem menos popular. E são pouquíssimos os que se atrevem a ir além, enfrentando as ultramaratonas.
Este seu blogueiro já esteve lá, em provas de até 100 km, e sonha um dia voltar ao mundo das distâncias muito longas. Mas sempre me dediquei a provas com visual bacana, de preferência largando em um ponto do mundo e chegando a outro. Há, porém, quem não dê bola para o mundo: centrados nas profundezas do próprio espírito, rodam pelo mesmo caminho horas sem fim.
É força de expressão: correm durante tempo bem definido em uma pista de 400 metros, como os 191 atletas que participaram da 5ª Ultramaratona de 24 Horas dos Fuzileiros Navais, organizada pela Corpore. A prova foi realizada no último fim de semana, na pista de atletismo do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha, no Rio de Janeiro (foto Divulgação).
O campeão foi Mauro Benedito Rosa, que realizou nada menos do que 557 voltas na pista, totalizando 222.800 metros. Dá para imaginar uma coisa dessas? O cara fez em média cerca de 9,3 km por hora ao longo de 24 horas…
E ele é reincidente nessa brincadeira. No ano passado, foi o campeão das 24h de Campinas, onde não precisou correr tanto: fez “apenas” 207.100 metros.
No feminino, a recordista sul-americana Denise Paiva Lucas Campos voltou a confirmar sua superioridade nessa modalidade de prova, completando 519 voltas, num total de 207.600 m. Ao longo das primeiras horas da prova, ela manteve um ritmo superior ao que imprimira em 2009, quando quebrou o recorde sul-americano das 24 horas, completando 224.484 metros. Mais tarde, porém, não conseguiu manter a mesma batida.
O que não abalou sua hegemonia: terminou com 20 km a mais do que a segunda colocada, Maria Claudia Ferreira Souto.
Parabéns Maurão !! Somente um cara com muita dedicação e muito amor no que se propõe a fazer para conquistar um resultado como esse. Abs.
Eu estive Lá, e é muito gratificante poder completar uma prova como esta, uma sensação de poder inexplicável, fechei as 24horas com um total de 138.400km, e com gostinho de quero mais…
Participei da prova e foi uma frustacao a mudanca do percurso, correr na pista foi um tedio. Prefiro as provas ao ar livre, principalmente as de aventura como El Cruce, K 42…com lindas paisagens e vc sabe que vai chegar. Valeu a experiencia, mas outra desta never more.
Grande, Maurão… tivemos a oportunidade de acompanhar em alguns trechos de treinamento ao longo dos anos. Enquanto ele treinava horas e horas, nós o acompanhavamos por 10km no máximo… Parabéns, Mauro.
pela madrugada, eu fico com dores a 16 k e não aguento mais que isso, no ritmo do vencedor da ultra (9,4km/h)
o que é isso?
(é a minha inveja, indignada….hehehe)
parabéns ao ultramaratonistas,tem que ser um super atleta para correr 24 horas.
Estava lá e conheci o Mauro pessoalmente. Gente finíssima e um monstro para correr. Só me colocou quase uns 100km de vantagem… 🙂
Rodolfo,
Cada correr com seu gosto (estilo). Eu particularmente, não gosto de corridas em circulos (voltas). A Maratona do Beto Carrero é assim. Um circuito relativamente curto para completar 42Km.
Estava pensando em me inscrever, mas desisti. Prefiro, como você disse, um lugar com paisagem linda e que comece num ponto do mundo e termine noutro, mesmo que há poucos Km dali.
Abraços,
Julian