As melhores maratonas do mundo
27/06/12 09:04Volta e meia algum site de corrida resolve fazer uma daquelas listas de melhores isso, melhores aquilo. Ranking de melhores maratonas, então, tem a dar com o pau, como se dizia na minha terra.
Apesar disso, tomo a liberdade de não inovar e trazer aqui uma dessas listas. A escolha não foi publicada em um site de corridas, mas sim em um de turismo. O Departures escolheu as dez provas que, para eles, valem a viagem.
Publico aqui porque concordo com a escolha da primeira colocada, uma das maratonas mais belas que já corri, a Big Sur International Marathon. Lá foi minha primeira participação em uma corrida fora do país; ela também foi o tema de minha primeira reportagem sobre corrida publicada em revista especializada (a “Contra-Relógio”, lá nos idos de 2001). Com todo esse peso afetivo, claro que a maratona de Big Sur está presente no meu primeiro livro de corridas, o “Maratonando”.
Trata-se de uma prova na Califórnia, em estrada de enorme interesse turístico, que fecha especialmente para a realização da corrida. Tem muita diversão, a feira é ótima, há uma espécie de seminário também, com vários palestrantes legais. A prova é farta em música e comida, além do cenário luxuriante.
Bueno, dito isso, as demais do Top 10 selecionadas pelo site não apresentam grande novidade nem revelam criatividade por parte do selecionador. São as grandes maratonas internacionais com acréscimo de algumas mais curiosas, como a de Medoc e a de Honolulu (veja AQUI a lista completa).
Faltou, por exemplo, a maratona de Porto Alegre, que é pobre em relação a qualquer uma das listadas, mas é a única que permite ao vivente assistir, no dia anterior ou no próprio domingo, ao pôr do sol no Guaíba. Aliás, é a única maratona do mundo cujo trajeto ladeia o Guaíba, que a gente chama de rio, eu aprendi no primário que era um estuário (desculpe aí a rima rica) e hoje já dizem que é outra coisa estranha, falam até de lagoa, mas o fato é que se trata de uma das maravilhas da natureza.
Os caras nem se lembraram da maratona do Rio de Janeiro, que não tem o Guaíba, mas é uma cidade bem bacaninha. Mas estão no direito deles, tudo bem, cada um provavelmente tem as suas próprias dez mais lindas maratonas do mundo.
Depois têm as que não são lindas, mas mostram personalidade. Ou as que não são lindas nem têm personalidade, mas armazenam história. Ou as que não se enquadram em nenhuma das categorias citadas, mas inauguram outra classificação. Há ainda as inenquadráveis. Essas são terríveis…
Maratonas, enfim, são como poesia. Não cabem em uma lista.
Realmente a Big Sur é muito bonita. Mas o destaque das demais provas deixou a desejar realmente.
E o seu amor ao Rio Grande é fascinante. Só esqueceu de citar como um dos motivos para ser elencada entre as tops do Mundo é que lá é a terra de um grande escritor, jornalista e corredor. Talvez por não saberem disso é que os organizadores d lista não a incluiram (rsrs)