Chinesas despontam no 2º pelotão da maratona
25/06/12 13:27Como prometido, completo hoje o balanço a respeito dos melhores tempos do mundo na maratona. Entre as mulheres, novamente Quênia e Etiópia dominam os primeiros postos.
Aqui, porém, a liderança fica com a queniana Mary Keitany, que deu um banho de bola em Londres, cravando a melhor marca do ano. Tirou a marca de um rival etíope, Tiki Gelana, que uma semana antes, em Roterdã, também havia corrido uma maratona sub2h19.
O quadro acima mostra que, diferentemente do que ocorre entre os homens (veja texto anterior), na maratona feminina é quase uma lá e outra cá, mostrando que há equilíbrio maior entre as contendoras.
Também entre as mulheres a Etiópia jogou com a busca de bons tempos logo no início do ano; com exceção da marca de Gelana, as outras foram obtidas em Dubai, em janeiro, onde algumas quenianas também se deram bem.
Não aparece no recorte que fiz da lista da IAAF, mas é notável a presença das corredoras asiáticas no segundo pelotão.
Uma jovem chinesa é a primeira corredora não africana a aparecer na lista. Com 26 anos, Jiali Wang corre maratonas pelo menos desde 2007 (segundo seu perfil na entidade internacional). E foi em terras chinesas que obteve sua marca sub2h23, o 14º melhor tempo do ano.
Aliás, foi também em Chongqing que Chunxiu Zhou conquistou o tempo que lhe permite ficar entre as 20 melhores (tem o 21º melhor tempo, porque uma queniana aparece duas vezes na lista). Com 33 anos, Zhou é bem mais experiente que a compatriota e traz no currículo o bronze na maratona de Pequim-2008.
Além das duas, registre-se a presença da japonesa Risa Shigetomo nas top 20. Também jovem, a nipônica de 25 anos entra no ranking com tempo cravado em Osaka.
Com 2h29min17, Adriana Aparecida da Silva é a primeira brasileira a aparecer na lista.
Impressionante estes tempos na Maratona! Com diferenças tão sutis, são esses segundos que estimulam milhares de atletas profissionais a buscarem novos recordes! Rodolfo, dentre os brasileiros, como está esse ranking?
A primeira brasileira está mais de dez minutos atrás da primeira do ranking. em um corrida entre as duas, isso daria uma diferença de cerca de 3 km