Corredor vira garoto-propaganda de graça
02/05/12 12:25Estão ficando mais comuns, no Brasil, as corridas em que o número do corredor já vem impresso na camiseta. É uma tática da organização para obrigar o atleta a levar no peito a marca do patrocinador. Também serve para operações fotográficas: os milhares de corredores do asfalto criam uma onda azul, vermelha ou laranja, conforme o tom que calhe com a propaganda desejada.
O corredor vira um garoto-propaganda e não ganha nada com isso. Pior: em muitos casos, ao fazer a inscrição, o corredor abdica ao seu direito de imagem. Muitos de nós assinamos o termo sem nem sequer ler. Afinal, o que a gente quer é correr.
Eu não gosto disso. Prefiro não correr uma prova a delegar a terceiros o direito de escolher a roupa que vou usar; além disso, quero é correr, não fazer propaganda de quem quer que seja.
Claro que cada caso é um caso: há provas históricas, em que vale a pena correr como se todos fossemos um. Na maratona do Chile que homenageou os 200 anos de independência do país, por exemplo, os corredores usaram camisetas vermelhas, azuis e brancas para formar, antes da largada, uma imensa bandeira nacional.
De modo geral, porém, isso não me agrada. E não vem agradando também a técnicos de corrida e a atletas profissionais, que precisam, por dever de ofício, usar camiseta que mostre as marcas das empresas que os patrocinam.
A Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo chegou a lançar nota em que protesta contra a obrigação de usar camiseta da prova. Reproduzo a seguir o texto:
“Nós, treinadores da ATC, Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo, manifestamos nosso total desacordo com o uso de números de inscrição de corrida estampados nas camisetas da prova.
“Diferente do uso de números afixados nas camisetas dos corredores, tal identificação prejudica os corredores por vários motivos, abaixo expostos.
“Grande número de treinadores da ATC tem vínculos contratuais com empresas para a preparação de seus funcionários para corridas, prática que reforça vínculos corporativos. Nestas equipes a camiseta de corrida da equipe/empresa tem papel fundamental de identidade.
“Muitas empresas apoiam seus corredores através da confecção de uniformes, ou pelo pagamento de inscrições em provas ou pela combinação destas atitudes. Como retorno, esperam aumentar o bem estar de seus funcionários e também participar dos eventos correspondentes, as provas, divulgando sua atitude e suas marcas.
“Além de empresas, existem vários clubes esportivos que subsidiam inscrições e treinamento para seus associados e identificam seus corredores pelas camisetas.
“As camisetas diferenciadas das equipes têm funções múltiplas. Permitem à torcida identificar “seus” corredores, possibilitam que o treinador observe “seus” atletas em campo, facilitam a localização de colegas ao longo do percurso. Em casos de emergências médicas, o treinador pode ser avisado e contribuir no socorro ao atleta.
“Vários dos treinadores associados têm contratos com fabricantes de material esportivo que preveem o uso de uniformes específicos em corridas.
“A grande maioria dos participantes está fora da disputa dos prêmios em dinheiro. Para estes, o importante é a festa, a confraternização, o encontro. E para as festas da corrida, as provas, cada atleta quer poder escolher o modelo que o agrada (por exemplo, camiseta regata ou manga curta ou manga longa).
“Contamos com a compreensão dos organizadores de prova. Orientamos nossos alunos na escolha de provas, sempre com inscrição feita. Preferimos aquelas que respeitam os corredores!”
Até agora, não vi manifestação de organizadores de corrida em resposta à ATC. Se algum contraponto chegar a este blog, será publicado.
Acho um absurdo a nos obrigar a correr com várias propagandas no peito/costas, por isso criei a minha camiseta personalizada com o meu site atrás nas costas, pois já que náo tenho patrocinador eu corro divulgando o meu blog de corridas…No mês de marco aqui no Rio de Janeiro teve uma corrida em que o número era impresso na camisa o que eu fiz nao corri com a camiseta, corri com a minha e como na prova nao tinha chip e o organizador estava anotando o número dos corredores, dai corri com a camiseta enrolada na mão e quando passava pelos pontos de controle eu abria a camisa e mostrava o número e o staff anotava o número…Também por outro lado o bom e que a cidade fica mais limpa, tem muitos corredores que jogam seus números foras nas ruas.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
http://www.jmaratona.com
Também não gostei disto. Fui obrigado a usar a camiseta feia e pesada da Meia-maratona Corpore 2012. Não faço mais isto.
Ja participei da organizacao de uma prova de 2500 corredores no interior de SP. Aqui cobramos R$ 45 a inscricao. Ja os custos contemplam organizador, camiseta, medalha, kit, equipe de apoio (80 pessoas), taxas publicas, locacao do espaco, custos de divulgacao, etc. Quem e do meio bem sabe mas a maioria dos corredores nao tem ideia: o fato e que uma prova desta nao custa menos de R$ 200 mil e as inscricoes, nem de longe, a pagariam. Sem os patrocinadores, a prova seria inviavel e acreditem, consegui-los e muuito dificil. Sinceramente, acho a critica exagerada. O patrocinio aumenta a qualidade da prova e mantem os precos sob controle mas, evidentemente, quem investe pesado quer uma contra-partida. Melhor isto do que pagar mais de R$ 600 por algumas provas internacionais.
Apesar de entender o comentário do (Emerson) Iser Ben de Pinda, eu também não gosto da idéia e aproveito para sugerir também uma campanha contra provas diferentes com largadas, percurso e chegadas simultâneas (e confusas).
Realmente tem muita empresa se dizendo incentivadora do esporte e da saúde, mas que está na verdade está fazendo propaganda de graça e até ganhando dinheiro.
Porém, também participei de boas corridas gratuítas, aonde era obrigatório o uso da camisa da prova, nesse caso, acho válido.
Prezado Rodolfo Lucena,
Faço minhas as sua palavras! No último dia 15/04 sai daqui de Brasília para participar da Meia Maratona Internacional Corpore, aqual venho participando desde 2007. Mesmo dispondo de uma Meia maratona aqui em Brasília no mesmo período, tenho optado por me deslocar a SP devido a excelente organização da Corpore em corridas de rua, realmente padrão internacional… Neste ano fui surpreeendido com essa camiseta com número impresso, uma idéia PÉSSIMA, que já havia sido utilizada aqui em Brasília anos atrás e rechaçada! Me considero um corredor competitivo ainda que amador. meu tempo atual em Meia Maratona é 1:20:42. Imagina só, fui obrigado a correr com uma camiseta quente, de manga, num dia igualmente quente, tendo em conta que estava por volta de 25 graus na largada… Na linha de largada, como estava bem a frente, no pelotão de elite, reclamamos com o diretor de prova que nos disse baixinho que foi exigência do patrocinador e se não fizessem, não haveria corrida. Questionei a afirmação dele e perguntei “Como não? E os mais de R$ 375.000 arrecadados só em inscrições? Ele calou-se…
Sou corredor há mais de 30 anos e a conclusão que tenho chegado é a seguinte: os organizadores têm visto na corrida um grande filão, cobram inscrições caríssimas e te “garantem” muitos brindes, ou seja, VENDA CASADA! Por outro lado, a contrapartida do alto preço não vem atendendo aos corredores, muitas provas não são aferidas em sua distância, misturam-se corridas de várias distâncias na mesma prova gerando uma verdadeira confusão para os atletas não profissionais, etc…. O serviço está muito ruim!!! tenho optado pelas provas no exterior, de altíssima qualidade, mas infelizmente não é para todos… Como solucionar? A resposta é regulamentação!!! A Confederação Brasileira de Atletismo precisa atuar, se é que ela existe. Deve exigir as consições mínimas para realização de uma prova de rua.
Chega de bagunça!!
Regis Andrino
BRASÍLIA-DF
Poxa, fala sério, nos é cobrado um absurdo as vezes o suporte à prova é ruim, e os organizadores enchem o bolso de dinheiro, absurdo!!!!!
sou novato, corri apenas uma meiaduzia
de provas. ainda nao me aconteceu de
receber numeros impressos na camiseta.
mas vou contribuir com mais um
problema desta pratica:
tenho 1,94 de altura.raras camisas de
provas me servem. resultado: minha mae
tem mais camisetas de provas do que eu.
serei obrigado a correr com uma camisa
apertada?
Rodolfo,
Acho muito improvável que algumas das organizadoras de provas de São Paulo manifeste-se a este respeito.
Infelizmente, o corredor tem sido peça secundária para os organizadores de provas de rua na cidade. Vide a dificuldade em fiscalizar as baias por tempo, realizar largada em ondas nas provas de maior porte, orientar os caminhantes a se posicionarem em um dos lados da rua, prover hidratação conforme publicado no momento da inscrição, manter o percurso anunciado no momento da inscrição (salvo motivo de força maior, claro).
As provas de corrida de rua viraram um negócio atrativo para organizadores e patrocinadores e, como muitos outros negócios no Brasil, existem, aparentemente, para dar lucro aos interessados, sem que se ofereça o melhor àquela figura que fez com que esse negócio se tornasse atrativo: (com o perdão da má palavra) o panaca que paga a inscrição.
Sei que teremos exceções à regra, mas serão aquelas que tem se mostrado sérias e ouvido os corredores, a imprensa especializada e, enfim, dialogado com a comunidade.
Abraços!
Em Portugal só temos uma corrida em que isso acontece e que é patrocinada por uma muito conhecida marca desportiva.
Mas nessa prova os atletas podem pedir para lhes ser dado um número de peito (aqui se chama de dorsal) para colocarem na própria camisola em vez de envergarem a que é dada pela organização já com o numero inscrito.
Caro Rodolfo Lucena e amigos, trabalho na organização de uma corrida de rua na cidade de Pindamonhangaba onde usamos camisetas com números estampados na própria camiseta já há 6 anos. Entendo perfeitamente os contrapontos que isto causa. Entendo porque já fui atleta profissional que precisava mostrar a marca no patrocinador na camiseta e hoje treino atletas profissionais na mesma condição e também tenho minha assessoria com sua camiseta própria. O uso desta camiseta foi condição do patrocinador que também tem corridas em vários outros países e em todos com a mesma características. No meu entendimento NESTE CASO é válido. Por que? Porque em uma cidade relativamente pequena conseguimos colocar 6000 participantes. TODOS com inscrição GRATUITA. Temos cerca de 1200 participantes na prova de 10k. Outros 1200 na prova de 4k. Mais de 1000 crianças nas provas entre 200 metros e 1 k. 2600 pessoas na caminhada. A empresa que patrocina o evento não vende material esportivo e não tem objetivo a venda de produtos no varejo. A intenção é levar lazer às pessoas fazendo o evento no mesmo formato em diferentes partes do planeta. Acho válido sim porque é com esta prova que milhares de crianças tomam contato com o esporte. Se tivessem que pagar inscrição seria diferente. Também acho um absurdo corridas que cobram uma taxa quase sempre altíssima ainda obrigar o uso de sua camiseta. Mas no nosso caso como a inscrição é gratuita e não tem finalidade de usar o corredor como propaganda acredito que seja válido.
Simplesmente ridícula a postura dos organizadores de provas que arrumam uma forma de obrigarem os corredores a, de forma indireta, pagarem pelos contratos de patrocínio firmados por eles.
Eu me nego a correr essas provas.
A ATC deve mesmo fazer muito barulho contra as provas e organizadores que estão tendo essa atitude.
Eu faço questão de correr com a camisa da assessoria onde treino.
Abs.
Obrigado por publicar a carta da ATC Rodolfo Lucena. Realmente ainda não houve nenhuma resposta dos organizadores, mas os números comprovam que muita gente não vai quando é obrigatório utilizar a camiseta da prova. A Meia Maratona da Corpore este ano teve 3.770 concluintes contra 4.859 na edição anterior. Queda de 22,4%. Abraços Nelson Evêncio
Parabéns pela matéria Rodolfo Lucena.
Realmente se faz necessária uma intervenção de algum órgão competente para impedir que a obrigatoriedade do uso das camisetas do evento devido à impressão dos números de participação nas mesmas seja permitida. Caso não haja nenhum resultado, cabe a nós, com a força que temos, boicotar tais eventos.
Ações como estas, além de gerar as consequências já supra citadas pela matéria, desprestigiam os patrocinadores e apoiadores dos atletas, estes que têm nessas provas a oportunidade de retribuir a todo este apoio com o uso de suas camisetas. Aqui no RS essa moda ainda não chegou. Espero que nem chegue.
Atenciosamente, Alexandre Tigre
Excelente e muito oportuno este artigo Lucena.
De muitas formas os corredores são usados como ferramentas de marketing.
Além das corridas há também o viral das redes sociais, cada vez mais.
Até quando permitiremos este abuso por parte destas organizações econômicas ou “patrocinadoras” de eventos?
Também não concordo com a obrigação de correr com a camiseta da prova. Muitas vezes o material da camiseta é desconfortável.
O que os patrocinadores e organizadores não enxergam é que a propaganda vai muito além da corrida. Quantos não utilizam essas camisetas de prova em seus treinos diários, academia ou até no dia a dia? Com certeza a visibilidade é muito maior que durante a corrida.
Perfeito Rodolfo. Alguem precisa falar sobre esse absurdo. Pagar uma grana alta e ainda ser obrigado a vestir a roupa que els querem…vergonha.
Realmente, muito chato isso… Na Meia da Corpórea foi assim e foi isso que atrasou a entrega do kit e me prejudicou na largada… Eram 8 da manhã e eles estavam estampando o nr na camiseta… Nada democrático, e a camiseta, ainda
Or cima, era horrível!!!!!