Time do Brasil na maratona olímpica está (praticamente) definido
23/04/12 14:55Os resultados do último fim de semana praticamente sacramentaram a definição do time brasileiro para a maratona olímpica. É bem verdade que o prazo para obtenção do índice só termina no próximo domingo e ainda há maratonas rápidas pelo mundo, mas as chances de mudança são pequenas.
Pré-convocado por ter sido um dos 30 melhores maratonistas do mundo no ano passado, Marílson Gomes dos Santos confirmou em Londres sua boa fase. Correu a prova em 2h08min03, terminando em oitavo lugar, a apenas dois segundos do ex-campeão Emmanuel Mutai, e deixou claro para todo mundo que vai à Olimpíada por mérito e não por decisões de cartolas.
A prova de Londres, por outro lado, esfumaçou as esperanças de outro candidato à vaga, o campeão pan-americano da maratona, Solonei Rocha da Silva. Até a metade da prova, ele estava em ritmo não só para obtenção do índice A (sub2h15) como também para a conquista de vaga entre os três mais rápidos maratonistas do país. Na segunda parte, porém, não conseguiu manter o desempenho e completou em 2h14min57, o que lhe deu o índice, mas não a vaga.
Nenhum dos demais candidatos que correram ontem sequer beliscou o índice, com exceção de Paulo Roberto de Almeida Paula que, em sua terceira maratona, voltou a baixar seu recorde pessoal. Ele chegou em terceiro lugar na maratona de Pádua, na Itália, com 2h10min23, e se confirma como segunda força no time brasileiro.
O terceiro integrante da equipe masculina, até agora, é o mineiro Franck Caldeira, que tem como marca para carimbar seu passaporte 2h12min03. Neste momento, ele é o cara a ser batido se é que algum dos maratonistas brasileiros que já correram neste mês vai decidir ir para o tudo ou nada no próximo domingo. Acho difícil, mas…
No feminino, a brasileira Adriana Aparecida da Silva é até agora a única classificada. Ela é a segunda melhor maratonista brasileira da história e, ao que tudo indica, vai sozinha contra quenianas, etíopes, norte-americanas e portuguesas (sem falar nas chinesas, japonesas e nas próprias donas da casa)…