Marílson e Solonei correm em Londres neste domingo
20/04/12 12:14Marílson Gomes dos Santos não precisa conquistar nenhuma marca para ir à Olimpíada de Londres; está pré-convocado porque foi um dos 30 melhores maratonistas no ano passado. Mesmo assim, vai atrás de um tempo bom na maratona de Londres, neste domingo. É um jeito de mostrar que tem mesmo direito à vaga, que não é favorecido por cartolas nem ganha lugar no tapetão.
Já Solonei Rocha da Silva, campeão pan-americano da maratona, tem missão mais espinhosa nas ruas britânicas. Precisa fechar em menos de 2h12min03, tempo do até agora terceiro brasileiro qualificado, Franck Caldeira.
“Estou treinando para essa prova desde o ano passado e espero cumprir tudo o que foi planejado pelo meu técnico”, disse Solonei, que completou 30 anos na última quarta-feira e aparece com Marílson na foto abaixo, gentileza de Fernanda Paradizo/Revista Contra-Relógio.
Recebi muitas palavras de apoio. Saibam que vou me doar de corpo e alma para fazer uma boa prova no domingo”, completou Silva.
O Brasil pode levar à maratona olímpica três atletas com índice A (2h15). Marílson já está com o passaporte carimbado, deixando, portanto, duas vagas em aberto.
Até agora, o mais forte candidato a uma delas é Paulo Roberto de Almeida Paula, que cravou 2h11min51 em Barcelona no final de fevereiro.
No domingo passado, maratonistas brasileiros se espalharam pelo mundo em busca de percursos rápidos. Em Milão, Frank fez o índice, assim como Damião Ancelmo de Souza, que ficou mais para trás, com 2h14 e mais segundeira.
Neste domingo, há nova tentativa. A maratona mais estrelada é a de Londres, onde a superelite internacional corre atrás do recorde mundial.
Basta dizer que lá estarão o recordista mundial, Patrick Makau, e seu mais renhido perseguidor, Wilson Kipsang, que ficou a apenas quatro segundos do recorde na maratona de Frankfurt, no ano passado. Os dois são sub2h04; há ainda dois sub2h05 e nada menos que sete corredores sub2h06. Entre as mulheres, há quatro sub2h20 e outras três sub2h21. Não tão rápida quanto elas, mas de elegante passada e vontade férrea, a campeã olímpica Constatina Dita (2h21min30) também diz presente.
Mas voltemos aos brasileiros.
A maratona de Pádua, na Itália, também recebe vários candidatos ao índices. Michele Chagas vai tentar se somar a Adriana Aparecida da Silva, única maratonista brasileira já classificada para Londres-2012. Também estarão na pista a guerreira das Alagoas Marily dos Santos, que representou o Brasil na maratona de Pequim-2008, Rosângela Farias e Sérgio Celestino.
E, a julgar pelo que rola em conversas de treinadores de elite, os gêmeos Paulo Roberto e Luiz Fernando de Almeida Paula voltam ao asfalto no domingo, também em Pádua. Aliás, como este é o mês do tudo ou nada, é bem possível que atletas que não conquistaram a vaga em provas no início do mês tentem ainda uma outra maratona, mesmo com todo o cansaço acumulado.
Quero registrar meu descontentamento com a transmissão pelo SPORTV. Pouco antes da chegada das corredoras, o narrador informou que a transmissão seria interrompida e continuada pelo SPORTV2.
Ocorre que eu deixei gravando para assistir mais tarde e quando o fiz, fiquei sem ver a final do feminino por poucos minutos e do masculino.
Considero essa atitude do SPORTV um desrespeito ao assinante.
Eu mesmo respondo…de acordo com o Webrun, a Sportv vai transmitir a corrida a partir das 05:00 h de domingo…
Vai passar em algum canal de TV ?
Vai passar em algum canal ??
boa sorte a todos os brasileiros que almejam vaga olimpica !!!