Franck Caldeira belisca vaga em Londres-2012
15/04/12 11:16Dois brasileiros conquistaram hoje, em Milão, o índice A de classificação para a maratona olímpica de Londres. O mineiro Franck Caldeira ficou em sexto lugar com a marca de 2h12min03. Já Damião Ancelmo de Souza, das Alagoas, fechou em oitavo com 2h14min14.
Apesar de dentro do índice (2h15), os resultados não garantem a vaga para nenhum deles. O Brasil tem direito a três competidores com índice A, e um deles é o Marílson, que entra pelo critério técnico –ficou entre os 30 melhores do mundo no ano passado. Além disso, vai correr em Londres no próximo domingo e é bem possível que faça um tempo bem melhor do que o mínimo exigido.
Com isso, sobram duas vagas. Os resultados de hoje praticamente garantiram –-mas não matematicamente— uma delas para Paulo Roberto de Almeida Paula, que correu 2h11min51 em Barcelona no dia 25 de fevereiro.
A outra vaga, considerando os tempos cravados até hoje, é de Franck Caldeira. Se ela se confirmar, vai premiar as mudanças que o corredor vem tentando imprimir à sua carreira, trocando de equipe e, aparentemente, ganhando mais maturidade.
No entanto, a julgar pelo retrospecto dos adversários, é bem possível que, apesar da boa marca, Franck fique de fora. É que no próximo domingo Solonei Rocha, campeão pan-americano da maratona, vai pisar o asfalto de Londres em busca de um lugar ao sol olímpico. Ex-gari, Solonei é especialista em vida dura; no Pan, mostrou que tem paciência e sangue frio para saber a hora de atacar. Sem falar que podem pintar outras surpresas. Vamos ver no que vai dar.
Resumo da ópera: no masculino, hoje temos Marílson, Paulo Roberto e Frack classificados. Tirando a de Marílson, as outras vagas não estão garantidas, pois ainda há maratonas rápidas e bons desafiantes pela frente.
No feminino, Cruz Nonata fracassou hoje na tentativa de conseguir o índice. Correu em Viena e ficou com mais de 2h32min, bem longe das 2h30min07 exigidas. Então, por enquanto, a paulista Adriana Aparecida da Silva é a única maratonista brasileira com passaporte carimbado para Londres-2012.
Todos os até agora classificados são motivo de orgulho para os brasileiros. Marílson é o melhor maratonista do país neste século; Paulo Roberto é um guerreiro como poucos; Franck já deu umas cabeçadas por aí, mas é um corredor talentoso; e Adriana é a encarnação viva daqueles versos: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Mesmo que nem todos se confirmem, estão combatendo o bom combate.
Infelizmente no Brasil, com excessão do Marilson, não temos atletas com condiçoes e capacidade de gerenciar suas carreiras como o esporte de alto nível precisa, é comum atletas correndo todo fim de semana, as vezes atrás de um frango, os patrocinadores só aparecem quando o profissional bate o recorde mundial e por ai vai, resultado mais uma vez a modalidade vai a Londres passear.
O Brasil tem muitos maratonistas bons, mas o Franck é um atleta muito especial e querido por nós, tenho certeza que com estas mudanças de clube, etc…nosso Franck vai voltar com tudo, e dará um muitas alegrias aos brasileiros porque você tem potencial, que você consiga atingir seus objetivo, boa sorte…
Lembrando que Franck Caldeira no Brasil não tem igual,as cabeçadas foram pelos clubwes ruins que não deram a um atleta a sua altura e capacidade recursos de treinAMENTO,E AGORA NO PÃO DE AÇUCAR RESURGI AI O GRANDE NMARATONISTA, EO SOLONEI SÓ PARA LEMBRAR VAI TER QUE VOAR,POIS SEU MELHOR TEMPO É DE 2 HS E 22 MINUTOS,TERIA QUE BAIXAR AI EM 10 MINUTOS SUA MARCA,P-ARA TOMAR A VAGA DE fRANCK.
“…combatendo o bom combate.” Excelente frase!!!!! Define bem o que é correr.
Rodolfo, presenciei a primeira vitória do solonei em maratonas, lá em Porto Alegre. De lá pra cá ele evoluiu muito. Então eu acho que não vai dar pro Frank conquistar a vaga, o Solonei com certeza vai ser sub 2:10.
Todos esses corredores são excelentes e merecem nosso apoio e aplausos. Mas sou fã do Frank e do Solonei e estou torcendo bastante por eles.