Brasileiros lutam por vaga na maratona olímpica
13/04/12 12:49Agora é a hora de a onça beber água. Nos próximos 15 dias serão definidos os nomes dos brasileiros que vão representar o país na maratona olímpica. Até agora, apenas dois atletas estão garantidos: Marílson Gomes dos Santos, classificado por índice técnico (foi um dos 30 melhores do mundo no ano passado), e Adriana Aparecida da Silva, que cravou em Tóquio o segundo melhor tempo da história das maratonistas brasileiras.
A bem da matemática, a vaga de Adriana não está oficialmente garantida, pois sempre podem surgir três corredoras que, de repente, não mais que de repente, derrubem uma marca que levou anos para ser construída. Isso, porém, é obviamente muito improvável.
Mas há chances de que outras corredoras conquistem o índice A e venha a se somar a Adriana no asfalto de Londres 2012. Uma delas é Cruz Nonata da Silva, que corre em Viena neste domingo atrás da marca de 2h30min07, que lhe dará o passaporte para a Olimpíada.
Aliás, o evento de Viena estará cheio de emoções neste ano. Na meia maratona, acontece o desafio entre Paula Radcliffe e Haile Gebrselassie. A britânica recordista mundial da maratona largará com alguns minutos de vantagem –quando eu era pequeno, a gente dizia que dava “uma luz” para o corredor mais fraco—e o etíope ex-recordista mundial da maratona sairá depois em sua perseguição.
Bueno, mas voltemos aos brasileiros, que a classificação para a maratona masculina está um enrosco danado. Como disse, Marílson está garantido. Sobram duas vagas.
Até agora, só um brasileiro fez o índice, Paulo Roberto de Almeida Paula, que já correu 2h13 e 2h11 (e mais uns tantos segundos). Acontece que tem um monte de cara bom treinando muito para as vagas, a começar pelo irmão gêmeo do Paulo, Luiz Fernando, que também quer beliscar o chão de Londres.
Neste domingo, outros gêmeos entram na jogada. Em Viena, Cosme Anselmo de Souza, que já correu 2h13 e mais segundeiras em 2008, tenta a sorte. O gêmeo dele, Damião, estará na bela e rica cidade de Milão. Terá como competidores no asfalto italiano ainda pelo menos outros dois brasileiros do primeiro time, seu companheiro de equipe Giovani dos Santos, bronze nos 10.000 m no Pan de Guadalajara, e Franck Caldeira, ouro na maratona no Pan do Rio de Janeiro.
O dramático da coisa é que, mesmo que todos os que vão correr domingo conquistem o índice, nem assim os melhores do dia estarão garantidos. Isso porque no domingo também há várias maratonas rápidas –uma delas é a de Londres, onde Marílson e o campeão pan-americano Solonei Rocha.
Ou seja, tudo vai ficar para ser definido na undécima primeira hora…
me passaram este site onde costuma passar varias maratonas , inclusive a de Boston da uma olhada por la
http://universalsports.com/
Sabe de algum lugar que vai transmitir a maratona de Londres?
acho que, no ano passado, foi a sportv q passou; amanhã a badsports transmite Boston às 10h30
rodolfo, quantas maratonas no domingo agora, dia 15? orras…