Começa temporada de caça ao recorde
11/04/12 09:49Agora é para valer. Neste fim de semana será dada a largada da temporada de caça ao recorde mundial da maratona. Começam as grandes e rápidas provas internacionais.
No domingo, a Holanda vai tremer quando os pés dos corredores batucarem no asfalto de Roterdã. Na largada estará o segundo maratonista mais rápido do planeta, que agora vai buscar uma marca referendada pela IAAF, a Fifa do atletismo –seu tempo em Boston não é considerado válido para efeito de recorde porque o percurso daquela prova não atende às exigências da entidade que coordena o atletismo internacional.
Estou falando de Moses Mosop, que debutou na maratona com 2h03min06, em Boston, e agora quer voar no veloz percurso holandês.
“Esse é o circuito mais rápido que já vi”, disse ele depois de uma visita a Roterdã. “Se é possível quebrar o recorde mundial, vai ser aqui”, previu. A marca a ser batida é 2h03min38, de Patrick Makau.
Também no domingo, Paris estará em festa com a maratona. A cada ano, porém, os organizadores trabalham mais fortemente para conseguir que a prova seja respeitada também pelos tempos dos vencedores, além da beleza. Por enquanto, a melhor marca da prova é do queniano Vincent Kipruto, que venceu em 2009 com 2h05min47.
Para completar a festa, na segunda-feira de manhã tem a maratona de Boston, que deverá ser transmitida pela TV. Assim que eu souber o canal, aviso. Se rolar, vou comentar ao vivo pelo Twitter. A maratona de Paris oferece um aplicativo gratuito para o interessado acompanhar a prova ao vivo pelo iPhone ou por celular com sistema Android. Confira AQUI.
Obrigadão Rodolfo.
Vivendo e aprendendo!
Olá desculpe-me pela pergunta “boba”, mas gostaria de saber quais são os requisitos que o percurso da maratona de Boston não atende.
Obrigado e parabéns pelo blog
Luiz, meu prezado, nenhuma pergunta é boba.
A maratona de Boston é uma corrida ponto a ponto, o que a IAAF não aceita, pois, se der vento a favor, pode facilitar em muito a vida do atleta. Cito de cabeça, então posso estar enganado, mas a regra exige que a distância entre a largada e a chega não seja maior do que a metade da distância da prova (s~]ao aceitos, portanto, circ uitos em U, C, circulo ou ouitros formatos.
Além disso, há uma diferença máxima de altitude total entre chegada e largada, requisito que a maratona de Boston também não atende.
O objetivo é criar um padrão de modo que, ainda que os percursos das maratonas sejam diferentes, seu grau de dificuldade ou as condições de disputa sejam comparáveis.