Paulo Roberto, dos Gêmeos, reafirma candidatura a Londres
26/03/12 13:14Único brasileiro até agora com índice para estar presente na maratona olímpica, Paulo Roberto de Almeida Paula conseguiu ontem baixar seu tempo, tornando mais difícil a competição por uma vaga em Londres-2012. Ontem, na maratona de Barcelona, correu junto com seu irmão gêmeo, Luis Fernando, que não completou. Mas Paulo fechou em sétimo lugar, com 2h11min51 (na foto acima, da Reuters, a largada da corrida de Barcelona).
Isso, porém, não garante o corredor paulista na Olimpíada. O Brasil pode levar até três atletas com índice A (sub2h15), mas uma vaga já está fechada para Marílson Gomes dos Santos. Apesar de não ter, até agora, o índice qualificatório, Marílson, reconhecidamente o melhor maratonista brasileiro da atualidade, conquistou a vaga por um outro critério, o da posição no ranking internacional em 2011.
A decisão chegou a ser criticada à boca pequena, com gente dizendo que isso era uma espécie de qualificação no tapetão, mas ninguém saiu às claras –ou, pelo menos, eu não tive notícia disso—contestando a decisão da CBAt. De qualquer forma, Marílson vai participar da maratona de Londres no mês que vem e, se tudo correr de acordo com o que ele vem treinando, ele deve fechar em menos de 2h08.
Com isso, sobram dois lugares, que serão decididos até o final de abril. Paulo Roberto está com um bom tempo, que coloca pressão sobre os concorrentes, mas há outros corredores no seu encalço.
Solonei Rocha, campeão pan-americano da maratona, deve tentar a vaga em Londres –ele já correu 2h11, mas antes do período válido para a qualificação para os Jogos Olímpicos. Outro nome conhecido que sonha com a maratona olímpica é Frank Caldeira, que deve jogar suas chances no asfalto de Milão, no próximo dia 15.
A maratona italiana também será o palco para as tentativas de dois quase-estreantes na distância. Damião Ancelmo de Souza, melhor brasileiro na última São Silvestre, está em Cochabamba, finalizando seus preparativos para a corrida de Milão.
Com ele está seu colega de equipe, Giovani dos Santos, bronze nos 10.000 m no Pan de Guadalajara, que também quer uma vaga na maratona olímpica. Chamei os dois de quase-estreantes porque eles ainda não completaram uma maratona. Participaram da prova de São Paulo, no ano passado, mas pararam antes do final.
Agora, porém, segundo o técnico de ambos, Henrique Vianna, eles vão com tudo para conquistar o índice A. “Devem correr para 3min05 por quilômetro, o que dá 2h10”, disse Vianna.
O que não ainda não garante camisa a ninguém. Aliás, os Gêmeos anunciam que vão continuar na disputa até o último momento. Na sua página no Facebook, Luiz Fernando escreveu:
“Eu tive um problema na maratona, no 34km, uma contratura na coxa direita, mas isto faz parte de um grande atleta. Fico feliz por meu irmao, Paulo Roberto, ter conseguido mais uma vez fazer índice olimpico. Estamos ainda na briga. Terminamos a corrida inteiros, não terminou ainda prazo do índice. Vamos lutar até o ultimo dia. Que venha outra maratona, nao sei quando vai ser, mas até dia 29 de abril vamos entrar e sei que vamos conseguir. A grande luta só termina quando não há mais esperança para lutar. Sei que podemos lutar .”
Grande Lucena, sempre com boas matérias. Preciso do face dos gemeos.
O Marilson ganhou a vaga no boi,pois nem correu para conseguir o indice,e nenhum outro correu abaixo de 2 e 15,e vendo a matéria falaram pouco do franck caldeira mas acredito eu que vai surpreender muita gente,pois quem viu aquela arrancada no pan do rio que venceu,e a ultima maratona no finalzinho de 2011 em foz com um tempo fenomenal,é um grande candidato,ele corre muito quando ta bem preparado,coisas que o seu ex clube de mg não soube prepara-lo.
Marilson e Soloney tentarão melhorar seus indices em Londres; eu tambem, pretendoi fechar em 4:00:00.
1- cochabamba não é na bolivia?
2-mas o brasil tá tão ruim assim de maratonistas, cujos os candidatos sequer terminaram uMA UNICA PROVA? desculpe o ceticismo, mas não tem mais ninguem que fez menos de 2 e 15?
Cochabamba é na Bolívia e não na Colômbia….