GPS da Nike é uma beleza –quando funciona
22/03/12 14:57Mais de um ano depois de ter sido provavelmente o primeiro jornalista brasileiro a ter em mãos o Nike+ SportWatch GPS, então apresentado em uma feira de informática em Las Vegas, finalmente testo o relógio com GPS da gigante do vestuário esportivo.
Confirmo minha impressão inicial: o aparelho é uma belezinha, bem de acordo com meu gosto espalhafatoso. Tem pulseira larga, preta com fundo verde-limão, e a tela é de boa qualidade, com algarismos gigantes quando na função relógio e de bom tamanho quando usado para seu objetivo principal –registrar os indicadores do treino, como distância percorrida, ritmo desenvolvido e tempo decorrido.
Ele usa GPS da Tomtom, que funcionou bem em todos os meus treinos. Mesmo na primeira saída, levou cerca de 30 segundos para encontrar o satélite; em um dos treinos, ficou pronto em dez segundos. O aparelho teve uma certa ajuda, digamos assim, pois saí da mesma região em quase todos os treinos; tentei dificultar, porém, ficando algumas vezes sob árvores ou perto de telhados.
As funções dele são acessadas e comandadas por três botões: dois iguais, pretos, são navegadores, passando o cursor para cima ou para baixo, e o terceiro, grande e verde-limão, é o de ok, para confirmar a seleção feita. O SportWatch também responde a toques na tela, para acionar a luz de fundo ou marcar volta (nem tentei fazer isso; usei sempre o recurso de volta automática, que registra o tempo de cada quilômetro –ou outra distância desejada).
Os botões estão no lado esquerdo do relógio, o que torna o acesso a eles e seu acionamento um tanto desconfortável e mais lento do que se estivessem do lado direito. Usei o relógio em mais de dez treinos, e cada vez que ia acionar algum botão tinha de pensar no que fazer (Uso o indicador? O dedão? Passo a mão por cima ou por baixo do relógio?).
Claro que isso é uma questão de adaptação. Mas não entendi porque a Nike optou por esse posicionamento dos botões, uma vez que, segundo me diz a Wikipédia, apenas cerca de 10% da população mundial é canhota.
De qualquer forma, isso me incomodou menos do que o fato de que a informação principal mostrada na tela tem de ser determinada por software, quando o relógio está conectado ao computador. Ou seja, não pode ser definida diretamente no relógio.
Explico melhor. Quando em modo corrida, a tela do relógio é dividida em duas áreas. Na maior, com cerca de 4/5 do espaço, fica a informação que você considera principal –em geral, distância ou tempo, mas você pode optar por outros indicadores, como ritmo. Essa definição precisa ser feita pelo software que faz o carregamento dos dados para o site da Nike onde eles ficam arquivados. A aba Configurações (veja tela abaixo) dá acesso à guia Personalizar, pela qual você determina se a tela terá números brancos sobre fundo preto ou o contrário, e qual a estatística favorita. As demais (ritmo, calorias etc.) são relegadas à área que sobra, no alto da tela; se você desejar, podem ficar passando automaticamente, como se fossem notícias em um painel eletrônico.
Isso me incomodou. Faço treinos por distância e por tempo, e precisava me lembrar, à noite, de reprogramar o relógio conforme o plano do dia seguinte. Aliás, o usuário também não tem o controle total sobre a apresentação das estatísticas da corrida. Quando peço os tempos de cada km, eles vão passando automaticamente, e eu não consigo me deter em uma volta para analisar melhor aquele desempenho específico.
Em contrapartida, o relógio é totalmente festivo. Se você quiser, ele o cumprimenta a cada treino mais longo ou mais rápido. Também manda mensagens de aviso e incentivo, se você deixar essa opção ligada. E tem um registro de recordes, outra função para lustrar o ego do usuário.
Durante os treinos, o SportWatch só se comportou mal uma vez. Registrou um km feito em 51min12 (!). A marcação de quilômetros parou enquanto o cronômetro e eu continuamos correndo. Os quilômetros anteriores foram gravados com tempo certo, cada um feito em cerca de 7min40.
Na hora de fazer a comunicação do relógio como computador e, especialmente, com a internet, foi um desastre. Duas vezes só se conectou ao computador depois de várias tentativas, mandingas, reza braba, sopros e passagem de paninho nos conectores.
Parênteses: a saída USB do relógio fica embutida na pulseira; basta dobrar uma das pontas para que a lingueta eletrônica apareça. Isso me parece um bom achado de design e, pelo que vi, a lingueta fica bem protegida de suor e poeira (foto).
Ela pode ser ligada diretamente a uma porta USB, mas há também uma pequeno cabo que serve de comunicação entre o relógio e o computador –às vezes, é útil. Eu preferi usar o cabo, para não deixar o relógio pendurado na CPU de meu computador.
Bom, volto à via-crúcis da conexão. Além daqueles dois testes de minha paciência, em outra oportunidade o relógio falou imediatamente com o computador –o que ficou claro porque apareceu na tela a imagem de uma bateria, indicando que ele estava sendo carregado–, mas não acionou o software para carregar os dados no site da Nike (foto).
Outro parênteses. Agora, com essa história de computação em nuvem, virou moda arquivar os dados do seu relógio com GPS apenas no site do fabricante –com o MotoActv, já testado por este blogueiro, também é assim. Isso é muito bom, porque é possível consultar os dados usando qualquer computador ou outro aparelho conectado à internet. Em contrapartida, o usuário fica totalmente dependente da operação do site do fabricante, o que não me deixa muito à vontade, para dizer o mínimo. Os primeiros GPS que usei vinham com um programa que armazenava todos os dados no computador. Além disso, era possível transmitir os dados para um site, interagir com outros serviços (como o Google Earth) e outros internautas. Mas isso é outra história…
Na maior parte das vezes em que liguei o relógio ao computador, as coisas funcionaram bem. Ele carregou os dados para o site e abriu a janela do NikeRunning para que eu fizesse meu login. Isso feito, imediatamente apresentava na tela o balanço geral do último treino realizado (veja abaixo).
E aí, mais uma vez, ocorreram problemas. Apesar de obviamente o GPS ter funcionado tanto durante o treino (o relógio marcou a quilometragem realizada, o ritmo por km etc.) quanto ao passar os dados para o site (aparecia a mesma quilometragem realizada), várias vezes o site NikeRunning dizia não ter recebido os dados de GPS para montar o percurso do treino. Na metade dos treinos realizados neste teste, esse processo não funcionou.
O trajeto gerado com base nos dados do GPS é vital para que o usuário tenha acesso a algumas estatísticas. Quando o mapa aparece, surge um quadro que mostra o tempo de cada volta (na primeira tela, também dá para ver o tempo das voltas, mas apenas uma de cada vez). Os dados de altimetria –ainda que pouco úteis da forma como são apresentados—também só ficam disponíveis com o carregamento do mapa (abaixo, uma tela completa).
Em alguns dos treinos, o mapa não carregou imediatamente –nem na segunda, nem na terceira vez em que acessei o site–, mas dois ou três dias depois apareceu. O que deixa claro que os dados haviam sido transmitidos do relógio para o site, mas este não foi capaz de administrá-los adequadamente e em tempo hábil. Afinal, quando o usuário passa os dados para o site quer ver a informação na hora, e não dois dias depois.
Bom, quando o mapa carrega aparece também um gráfico que mostra a relação entre a velocidade desenvolvida e a altimetria do percurso. Para mim, esse gráfico foi um dos elementos mais irritantes de tudo o que o site apresenta. A razão: ele mostra que o sistema tem dados úteis para oferecer ao usuário, mas os apresenta de uma forma totalmente inadequada. Não dá para saber qual a altitude em cada ponto ou a cada km, muito menos a velocidade em cada ponto –além de o gráfico ser ridiculamente pequeno, não tem números (como você pode ver ao lado).
A numerália é apresentada em tempo real. O que significa isso? Quando você clica no gráfico, um cursor laranja (indicador da velocidade) começa a andar sobre um fundo cinza (a altimetria); abaixo do gráfico, um quadro mostra, a cada instante, em que velocidade você estava naquele ponto e qual a altitude do local. Considere uma maratona e imagine quantas vezes você teria de ver o gráfico em operação para decorar a altitude do km 27 ou do km 38…
Para piorar as coisas, tudo funciona de forma muito lenta. Parafraseando aquele dito que afirma que as coisas não são caras, a gente é que ganha pouco, alguém pode argumentar que o site não é lerdo, a rede da minha casa é que não presta.
Aliás, questionada sobre o assunto, a Nike respondeu: “Na maioria das vezes, o problema está na conexão de internet, que não é boa”.
De fato, a internet na minha casa é devagar quase parando; minha conexão de 2 Mbps às vezes chega a 2,5 Mbps por muito favor, mas não passa disso. Também é fato, porém, que ela é igual ou superior à velocidade da conexão de 63,3% dos usuários domésticos de internet neste país (Ibope, jan. 2012).
Outra coisa: o abrasileiramento do site não está completo, misturando guias em inglês e em português (veja abaixo). A mim, isso dá impressão de desleixo.
Independentemente desses problemas, o site é festivo e amistoso. Tem botões para conexão automática com redes sociais (se seu treino carregar, vai direto para sua página no Facebook ou Twitter) e oferece a possibilidade de etiquetar cada treino com ícones indicando sua avaliação do desempenho ou as condições do treino (veja abaixo).
A bateria é recarregável e recebe energia cada vez que o relógio é conectado ao computador. Uma carga completa, diz a Nike, dura até nove horas com GPS; em modo relógio, até 70 dias. O SportWatch tem memória para 20 corridas; segundo a empresa, quando você faz a 21ª, as anteriores são deletadas automaticamente, liberando a memória interna do aparelho.
O GPS da Nike chega às lojas brasileiras por R$ 999,90. Nos EUA, custa US$ 199 (R$ 360). Ele pode ser usado também como frequencímetro, pois reconhece uma faixa de monitoramento cardíaco desenvolvida pela Polar especialmente para a Nike. É um acessório vendido separadamente. No Brasil, o preço sugerido é R$ 249; na Amazon, está por US$ 59,99. Ou seja, completo o SportWatch custa US$ 260 nos EUA. Para comparação, um Garmin Forerunner 405CX, também com monitor cardíaco, é encontrável na mesma Amazon por US$ 179,99.
Resumo da ópera: a Nike fez um flamante relógio com GPS, que deve agradar a muita gente, apesar dos problemas aqui relatados. Ainda precisa trabalhar no site para que ele seja mais útil e eficiente. O preço está dentro do praticado tanto nos EUA quanto aqui, mas o custo/benefício é pior do que o de alguns concorrentes, especialmente por causa do comportamento irregular do site.
Comprei o meu Nike + SportWatch GPS em abril de 2012.
No mês passado (julho de 2012) durante um treino de 15km o relógio parou de funcionar e desde então nunca mais consegui utilizar o produto. Não consigo nem carregar a bateria do relógio, a tela está completamente apagada. Liguei no SAC da Nike para trocar o relógio, mas eles só recebem o equipamento mediante nota fiscal de compra, o que não tenho, pois comprei o aparelho fora do Brasil. Na minha opinião, a NF é totalmente desnecessária a nota fiscal neste caso, pois quando você compra o equipamento os dados do usuário são enviados para o site da Nike, ou seja, o aparelho é sincronizado com o site da Nike.
E mais, considerando a quantidade de reclamações na internet que tenho visto, acredito que haja algum erro de projeto no produto e o mínimo que a Nike deveria fazer seria providenciar um recall do aparelho.
Por fim, se você estiver procurando um aparelho GPS para corrida, recomendo a NÃO comprar o equipamento da Nike.
Eu acho que muita gente teve problemas, mas a minha experiência é muito boa. Tenho o relógio desde o lançamento nos Estados Unidos e atendeu a minhas necessidades. O meu irmão também comprou e está super feliz.
E o modelo MotoActv? Alguem já provou, gostaria de saber os pros e contras..
Prezado Gustavo, eu já testei e publiquei aqui no blog, vc encontra minha avaliação aqui: http://rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br/arch2012-01-01_2012-01-31.html
É preciso rolar a página até chegar ao texto, ok
ABs
Olá Rodolfo, se me permite aproveito esse espaço para relatar a minha experiência com o SportWatch Nike. Comprei em Paris em março de 2012 e em maio do mesmo ano já estava apresentando problemas. Simplesmente não conecta ao computador. Quando plugo o cabo usb no meu computador nada acontece. O relógio algumas vezes carrega, outras não mas desde maio não consigo descarregar as minhas corridas no computador. Entrei em contato com Nike, fui orientada a desinstalar o programa, reinstalar, testar em outros computadores, atualizar o software do relogio. Tudo feito, nada aconteceu. Bom, estava decidida a continuar usando o relogio assim, armazenando as corridas no proprio relogio sem passa-las para o computador. Mas a situação piorou: a memória encheu! Ao contrário do que publicou a Nike a 21 corrida não apaga a 1. O relógio mostra a mensagem de memória cheia e o GPS nem busca sinal. Aparece uma mensagem para que eu apague algum registro, mas nao consigo fazer pelo proprio relogio, só pelo Connect+ da Nike. Uma vez que o meu relógio simplesmente não conecta eu não consigo apagar nenhum registro. Resumindo, depois de 4 meses o meu relógio se fue!
Nowadays there is too a lot garabage written on blogs, glad to see your blog has kept it’s integrety. Thanks
alguem sabe como faz o link com o relogio e o fita de frenquencia cardíaca liguei no atendimento e falaram que é qualquer fita.
Alguem comfirma isso?
porque com a minha fita polar não consigo.
abs
É simples. Tem que habilitar o sensor do monitor cardíaco no relágio. Quando acionar “correr”, ele irá procurar o monitor cardíaco e emparelhar.
Correção:
Onde está 1,7 cm leia-se 1,7m
A Nike fabrica bons calçados e roupas esportivas, mas relógios esportivos…
Utilizei o modelo armband, mas acredito que ele só funcione para pessoas que tenha mais de 1,7 cm, o que não é o meu caso. As distâncias e o pace indicado nunca correspondiam com o que eu realmente havia feito, mesmo após ajuste. Minha primeira meia-maratona oficial ele indicou que eu havia corrido 19Km…Enviei 2 e-mails para a Nike e informavam que eu deveria ler melhor a manual sobre a parte de ajustes. Enfim, utilizo o endomondo pro (também tem a versão gratuita) para Smartphone e funciona muito melhor, além de ser mais barato. Não recomendo relógios esportivos da Nike para ninguém. O mais estranho é que no Brasil há poucos fóruns falando sobre as desvantagens do produto e muitas matérias pagas falando de forma favorável destes relógios. Valeu pela ousadia Lucena!
senhores, já tive Garmin Forerunner, Timex Global GPS e por ultimo NIKE sportwatch. verdade seja dita, o nike é mais facil, mais simples e mais atraente. porém é como colocar uma bailarina pra fazer maratona. tempo de vida do produto é de 6 meses MAXIMO. depois disso voce está na mão do pós vendas da nike. não tem garantia, nao tem troca de peça e nao tem assistencia. Existe uma “analise de qualidade” e mediante a este laudo a Nike decide se reembolsa ou não se você tiver ainda a NF. (se não tem, já era) O atendimento no callcenter da nike é terrivel. os atendentes são arrogantes, grossos e resolvem todos os atendimentos com um simples “Voce deve continuar aguardando” aguardar oquê? aguardar até quando? antes que voce perguntem eles te respondem com uma voz mais alta e brava “VOCE DEVE AGUARDAR APENAS”. é triste estou há quase dois meses a reposição do produto. AGUARDANDO e como falei não há previsão e é como se estivessem me fazendo um favor. a quem deseja comprar, sugiro visitar a propria pagina da nike no facebook, apesar de todos os defeitos, eles ainda nao chegaram ao ponto de censurar as reclamações que são muitas. 6 meses. depois a dor de cabeça começa.
Bom Lucena, venho aqui agradecer este post, no qual pude te ajudar de alguma forma… Bom, os últimos capítulos desta minha novela com a Nike, é a seguinte.
A Nike entrou em contato comigo, após ter conversar com o SAC (Nike e Você). Enviei o “invoice”, da compra que fiz no site da NikeStore EUA e ainda ficaram analisando este documento por 2 semanas!?!?!?!?
Bom, agora foi autorizado a troca, mas como já tive conhecimento de pessoas nos EUA que já estão com o 3. relógio, preferiri pedir a Nike o reembolso do valor (US$ 199,00) e investir em um modelo da Garmin.
Infelizmente a Nike não soube/não sabe tratar seus clientes no BR.
Bom, eu adquiri esse relógio no inicio do ano e, a maior parte do seus relatos já aconteceram comigo. Subir corrida e não ter dados do GPS, dias depois aparece. Entrei em contato com a Nike sobre o site e me informaram que no verão deles vai ser lançado uma versão em HTML5 com opções que vejo muito no Nike+ do iPhone. Hoje pela manhã tomei um susto, pois fui pegar meu relógio para correr e o mesmo estava apagado, pronto foi-se embora o relógio. Coloquei para carregar e a carga estava no zero. Carreguei e depois fui correr. Estou no momento olhando para ele e a bateria não está cheia, isso com uma corrida, não chegou na metade, mas não está cheia como antes. Quando você coloca para subir as corridas, tira logo depois ou deixa ele carregando até encher de novo? Outra coisa que você relatou. Depois de 20 corridas na 21 ele apaga as outras para deixar espaço. No manual da nike informa que ele vai avisar quando a memória estiver FULL e, para apagar é só conectar no computador e no programa pedir modo de fábrica. Só comprei o relógio, pois já usava o APP Nike+ no iPhone, mas correr com um celular desse tamanho não dá e ainda mais na chuva! Meu irmão trouxe para mim por u$ 199,00, pois pagar R$ 1.000,00 é ridículo, primeiro que ele não vale isso, segundo que com esse valor pego um ótimo Garmin com cinta, coisa que no da Nike tem que comprar separado!
Oi Lucena,
desde novembro uso o Garmin 110 (modelo feminino) – meu primeiro relógio com gps. É um prazer ter um aparato como ele, compensa c-a-d-a centavo investido. Tudo funciona bem – do sinal do satélite ao site. Abraço
Não tenho produtos eletrônicos da Nike, mas tenho um Garmin 305 e estou completamente satisfeito com o produto. Totalmente configurável e confiável na conexão e upload dos dados. O site garmin connect também é muito completo e amigável. Indico sem medo.
sou usuário do Nike+ há bastante tempo. Usava com o Ipod, porém desde Outubro venho usando o relógio com GPS. Realmente conectar o equipamento e fazer o upload dos dados só na base de reza brava! Parece que já tentaram fazer diversos tipos de manutenções no site da rede nike+, mas pelo que parece ainda não acharam a solução. Vejo dois problemas, o primeiro é na conexão do relógio com o computador, o segundo é na conexão com a rede nike+. Estou esperando dias melhores no futuro!
Boa análise.
Gosto do armazenamento em nuvem, mas acho que poderia ter tambem a opção de armazenamento no seu prorpio PC. Afinal, se mudo de aparelho/marca tenho descontinuidade de meu historico. Mas é estategia de marketing, a nuvem força a fidelização do consumidor. Assim é o mundo da tecnologia.
quer GPS para prática esportiva? Garmin…
Olha, eu sinto muito, mas tenho que me juntar àqueles que condenam o uso dos produtos eletrônicos da Nike.
Eu uso produtos da Nike desde 2005, e graças a eles é que comecei a fazer uma atividade esportiva. Sim, meio nerd, comecei a correr por causa dos incentivos do célebre iPod nano com o sensor da Nike.
A sacada era genial, e os desafios do site – que NUNCA conseguiu superar os bugs e as irritantes falhas – eram estimulantes. Fiz vários amigos ali.
Após um tempo, o iPod não funcionava mais, porque a umidade acabava por fazer o receptor pifar. Fui pro sportband, e, dois modelos pifados, fui pro pro Sportwatch GPS.
Resumo da ópera: já tive um trocado, e não sei se tenho paciência para encarar o suporte técnico da Nike e receber outro relógio, até porque nem moro mais no Brasil. Esse relógio tem problema crônico de projeto. Ao contrário da matéria, gosto de quase tudo que o relógio tem, e acho-o bastante preciso. O problema é que, com o tempo, o computador para de reconhecê-lo. Suspeita-se que o conector USB é mal feito, ou oxida, ou sei lá o que. São centenas de usuários insatisfeitos:
https://www.facebook.com/pages/Nike-Sportwatch-GPS-problems/229596010396998
Criamos a pagina abaixo, de usuários insatisfeitos. Já não sei o que fazer. Quero mudar pro Garmin, porque corrida, pra mim, uma das coisas mais importantes, mas não queria abandonar um histórico de quase 7 anos de corridas registradas.
Apenas um adendo: a melhor solução, até hoje, e a mais precisa, que combina tudo o que gosto na corrida, foi justamente usar o iPhone com o Nike+GPS. Preciso, sem necessidade de conectar o aparelho ao computador, confiável, etc. Vale muito a pena.
Francis, parece que tem um programa que transforma os exercícios do Garmin para o sistema Nike+… Dê uma pesquisada.
Rodolfo, nunca usei nenhum relógio ou GPS da Nike, mas deixo o meu comentário para registrar minha completa satisfação com o GPS da Garmin. Comecei usando o 305 e atualmente uso o 605. São essenciais e indispensáveis para os meus treinos e minha evolução. Sem dúvida o meu melhor parceiro de corrida.
Tudo com relação a Nike Brasil eh dificil. Tinha um tenis que acquiring nos Eua. Este apresentou problema com 3 meus de uso. Contatei a Nike, onde fui informado que sem Nfiscal nada feito. No mes passado estava em uma loja d Nike Eua, most refi o Tenis, sem nota só identidade e me devolver am o dinheiro. Politica com Consumidor no Brasil é péssima, além dos produtos serem o trip lo do preço. Lucena faca uma comparacao com o Garmin 405. Desculpe o desabafo. Boas corridas.
Poxa,eu que pensava que pra correr era só mexer as pernas …
Eu também… só as pernas… ahahahahaha
Esqueci, “E de preferência, ladeira abaixo, medir OQ ?”. Na volta (subida) vem de ônibus… ahahahaha
Olha, sou corredor amador ha uns 20 anos, e sempre gostei de tecnologia no esporte. Desde os tempos dos pedometros, e tal.
Para mim, o que há de melhor no mercado a nível de GPS é o Garmin.
Realmente uma revolução. Náo conheço o relógio da nike, mas pelo relato é meio confuso…
“…não é….”
definitivamente, não pro meu bico…..1.000 reais compro 66 quilos de carne!!!!
Rodolfo, gostaria de aproveitar a sua janela com a Nike e colocar a minha péssima experiência com esta tão renomada empresa a qual fiz a aquisição de um NIKE+ com a pulseira, o pedometro e a fita de frequencia os quais completaram uma ano no mes de Fev/2012 quando o relogio que é um dispositivo USB não mais acendeu e com isso~sem comunicação com os outros elementos. Fiz contato com o 0800 da NIke onde fui informada que este aparelho tem uma vida útil de 1000 horas e o mesmo não tem manutenção. fato este que me deixou extremamente aborrecida com tudo pois não fazemos investimentos para durarem somente um ano e o pior sem sermos avisados deste pequeno detalhe na hora da compra. E este fato resume a não garantia produto. Eu hoje sou uma grande propagadora da não compra dos equipamentos da Nike para a pratica de esporte que faço , corrida de rua, pois com este atendimento somente agindo assim. Escrevi e até o momento nãpo tive um retorno pela pagina do fale conosco deles. desculpe o desabafo pois o stava interessada no GPS da Nike antes do meu dar o problema que deu. Agora vou partir para outro fabricante como a garmin o qual estou pesquisando. Atenciosamente Marcia Abelha
tenho o app da Nike do Iphone, e ele sempre r”rouba” uns km…pra mais ou pra menos…pq???? A cada 900m ele marca 1.000, e às vezes, a cada 1.500 marca 1.000… sempre em km, não em milhas… Não consigo mudar isso… as marcações não batem com as do parque e das corridas…
Usava muito do Iphone Nike+GPS, e quase comprei este modelo do post. Parei de usar o Nike+GPS pq tive alguns problemas, passei a usar o Garmin 305. Pretendo trocar pelo Garmin 310 XT, ouvi falar muito bem dele.
At – Augusto
Rodolfo, eu era fã dos produtos da Nike. Já usei Nike+iPod e o tal do Sportsband, ambos funcionando com a tecnologia do podômetro e só, sem GPS. Funcionavam muito bem, com margem de erro quase insignificante.
Perdi meu primeiro Sportband e, ao comprar o segundo, a decepção foi tanta… O relógio simplesmente não funciona. Quando fazia tiros, ele dizia que eu estava a 10min/km. Quando caminhava, dizia que eu estava e 3min/km!!!
Entrei em contato com a Nike e a resposta foi: “Se você não tem mais a caixinha do produto, se vira. Não podemos fazer nada”. 350 reais jogados no lixo. Resolvi boicotar os produtos da Nike. Parti para o Garmin, que jamais trocaria por esse reloginho com GPS da Nike. Não confio mais…
Desculpe-me pelo comentário imenso, mas acho legal registrar para seus leitores que se o produto tiver qualquer tipo de defeito e não tiver guardado a caixinha, será dinheiro jogado fora. Descaso com o consumidor.
Abraços!