Adriana da Silva conquista em Tóquio a vaga na maratona olímpica
26/02/12 00:41Adriana Aparecida da Silva, 30, será a representante brasileira na maratona olímpica em Londres-2012. Ela carimbou seu passaporte ao completar a maratona de Tóquio, no final da noite deste sábado, em 2h29min17, tempo ainda melhor que o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (2h30min07).
Com essa marca, ela se qualifica como a segunda melhor maratonista brasileira da história, atrás apenas de Carmem Oliveira, que cravou 2h27min41 na maratona de Boston em 1994.
A atleta de Cruzeiro (SP) está em grande fase: no ano passado, sagrou-se campeã do Pan de Guadalajara (foto Divulgação) enfrentando uma atleta cujo recorde pessoal era cerca de dez minutos melhor do que o da brasileira. Naquela corrida, demonstrou maturidade, paciência e grande capacidade de administrar seu ritmo.
Esse foi seu grande trunfo na prova deste sábado (manhã de domingo no Japão): o domínio do ritmo, o controle das forças e a paciência para sentar o pau na hora certa. Os melhores cinco quilômetros de Adriana, em Tóquio, foram exatamente no final, do km 35 ao km 40, que ela percorreu em 17min33. Veja a seguir o tempo das passagens da brasileira, que terminou a prova na nona colocação.
Durante a semana, o treinador de Adriana, Claudio Castilho, mostrava confiança, sabia que ela vinha com boa preparação. Seu último treino foi exemplar: na terra molhada, chão embarrado, que atemoriza corredores com a possibilidade de escorregões e que segura o ritmo, ela correu excelente 20 km, fazendo os primeiros 17 km com média de 3min30 por km e baixando para média de 3min20 nos três quilômetros finais.
Em contrapartida, o ex-recordista mundial Haile Gebrselassie não conseguiu a vaga na Olimpíada (se o país usar o critério de tempo, e não de serviços prestados…) nem a vitória simples. Correu na frente quase todo o tempo, mas sentiu a pegada das subidinhas a partir do km 35. Foi ficando para trás, para trás, sendo ultrapassado, ultrapassado e acabou em modesto quarto lugar.
A vitória ficou com o queniano Michael Kipyego, que completou em 2h07min37. Mas a estrela foi o japonês Arata Fujiwara, que correu grande parte do tempo no segundo pelotão e começou seu ataque depois do km 39 para terminar em segundo lugar, passando Stephen Kiprotich, de Uganda, na chegada.
No feminino, a história foi semelhante, mas lá a japonesa foi a vítima. Eri Okubo liderou por dezenas de quilômetros, o que não foi suficiente para lhe garantir a vitória. No km 39,5, foi ultrapassada pela etíope Atsede Habtamu, que seguiu soberana para estabelecer novo recorde do percurso: 2h25min28.
Tal como Haile, Okubo não conseguiu segurar o segundo nem o terceiro posto, dando passagem à etíope Yeshi Esayias e à queniana Helena Loshanyang Kirop.
Como sempre os atletas brasileiros se superam por si só, num país que vai sediar olimpiadas, o Brasil esta muito aquém …. parabéns Adriana guerreira !!!
CONTINUO AFIRMANDO QUE O BRASIL TAMBÉM É O PAIS DO ATLETISMO E QUE VAMOS LEVANTAR ESTA BANDEIRA EM TODO TEMPO PARABÉNS ADRIANA SILVA POR ESTA CONQUISTA!
Parabéns para Adriana!
Parabéns para Claudio Castilho!
Parabéns Adriana.
Cruzeiro/SP se regozija pela sua representante que irá para Londres.
Parabéns “Carioca”, seu primeiro treinador pelo seu olho clínico ao “descobrir” a Adriana.
Um abraço a todos.
Pedro (Cruzeiro/SP)