Iniciante também tem vez na meia maratona de SP
14/02/12 13:40Os efeitos do Carnaval provavelmente ainda estarão se fazendo sentir no corpo e na cabeça dos foliões, e logo a turma recebe de cara uma meia maratona para testar sua disposição, força e resistência.
O evento será no dia 4 de março, em São Paulo, e dará oportunidade também para estreantes no mundo das corridas, que querem apenas conhecer o espírito das provas, sentir as emoções de disputar contra o tempo, os adversários e contra si mesmo.
Além da meia, com sua respeitável distância de 21.097 metros, haverá uma prova de 5 km, boa para quem pretende começar. Mas fica o aviso: ninguém deve se fiar na distância mais curta e mandar ver desde o início.
Como em qualquer corrida, o ideal é você estar bem consciente de suas capacidades e de seus limites. Começar num ritmo mais leve e, aos poucos, ir aumentando a velocidade. Já vi muito corredor experiente dançar nos 5 km.
Um amigo meu, que tem 43min nos 10 km, ficou um tempo sem treinar e escolheu uma prova de 5 km para seu retorno. Foi de sangue doce e sentou a ripa logo de início. Para encurtar a história: mal chegou aos 3km estava de língua de fora e foi se arrastando até o final.
Então, quem vai fazer sua estreia que corra com alegria, mas cuide das passadas, do ritmo, beba bastante água, cuide do descaso antes da prova, seja qual for a distância a ser enfrentada.
A largada e a chegada da prova é na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu (ir de metrô e descer na estação Clínica da linha verde é uma opção para evitar muvuca).
Eu corri essa prova há alguns anos, e o percurso me pareceu razoável. Há uma passada pela região central da cidade, que é interessante, mas também há idas e vindas no Minhocão que são bem cansativas, para usar uma palavra elegante.
Outra coisa: que ninguém se engane com a aparente planura do centrão. Há, sim, subidas leves e relativamente longas que testam sua musculatura.
No ano em que eu corri, o abastecimento de água foi adequado.
A largada é às 7h30, o que já me parece razoável, mas seria melhor às 7h, porque o calor ainda deve estar forte.
Para saber mais, consulte o site da prova, AQUI.